Planejamento estratégico à luz da complexidade, do pensamento divergente e da visão prospectiva – avanços na qualidade da gestão : o caso do CNPq
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Strategic planning in the light of the complex thinking, divergente thinking and prospective view - advances in quality management : the case of CNPq
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a partir da observação de dois processos de planejamento da entidade, um concluído em 1998 e outro em andamento, verificar, por meio de uma análise comparativa dessas duas experiências, o nível de amadurecimento na percepção institucional sobre a importância do planejamento no con ...
Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a partir da observação de dois processos de planejamento da entidade, um concluído em 1998 e outro em andamento, verificar, por meio de uma análise comparativa dessas duas experiências, o nível de amadurecimento na percepção institucional sobre a importância do planejamento no contexto do aperfeiçoamento da capacidade de gestão e, ainda, a existência de melhorias na práxis institucional, além de diminuição na lacuna entre a teoria proclamada e a aplicada. A argumentação, aqui utilizada, é a de que a estruturação do atual processo de planejamento com base numa fundamentação teórica que interrelaciona o pensamento complexo com o pensamento divergente e a visão prospectiva, trouxe ganhos de efetividade ao processo de gestão institucional e, consequentemente, diminuiu a distância entre o planejado e o executado. Essa fundamentação teórica é apresentada no trabalho como base de sustentação para um novo paradigma, que facilite o processo da gestão, e seja mais eficaz em mudar a realidade presente para o alcance de um futuro desejado, trazendo assim, maior excelência institucional no tempo. ...
Abstract
This thesis discusses the evolution of the Strategic Planning in the National Scientific and Technological Development Council (CNPq) under the perspective of management, in the face of the continuous cyclical changes in the country. At the same time, this thesis aims to observe two institutional strategic plannings - one finnished in 1998 and another still in progress – in order to check, from a comparative analysis of these two institutional experiments, the level of maturity of the instituti ...
This thesis discusses the evolution of the Strategic Planning in the National Scientific and Technological Development Council (CNPq) under the perspective of management, in the face of the continuous cyclical changes in the country. At the same time, this thesis aims to observe two institutional strategic plannings - one finnished in 1998 and another still in progress – in order to check, from a comparative analysis of these two institutional experiments, the level of maturity of the institutional awareness about the importance of planning in the context of improving the management capacity and also the existence of improvements in institutional praxis, besides the reduce of the gap between the proclaimed theory and its application. The argument is that the structure of the current planning process, based on a theoretical framework that interrelates complex thinking with divergent thinking and prospective view, brought effective gains to the institutional management process and, consequently, reduced the gap between theoretical and applied planning. This theoretical basis is presented in the work as a basis for a new paradigm of management that facilitates the process of management and, at the same time, be more effective in changing the present reality to achieve a desired future, thus bringing greater institutional excellence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License