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Reabilitação estrutural de pavimento de trecho da rodovia BR - 262/MG : aplicação do método DNER-PRO 11/79
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Marcelo Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T02:33:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188448 | pt_BR |
dc.description.abstract | O método DNER-PRO 11/79 baseia-se na análise defletométrica e, através de procedimentos recomendados, propõe como medida de reabilitação estrutural uma camada de espessura de reforço. Neste trabalho foi realizada a aplicação deste método como ferramenta de recuperação estrutural do pavimento de trecho da rodovia BR-262/MG. A concessionária responsável pela construção da rodovia, forneceu os dados necessários para a realização da análise defletométrica. Com isto, foi possível dividir a extensão de 537 km em 17 trechos, subdivididos em segmentos homogêneos. Deste modo, seguiram-se os cálculos dos parâmetros necessários à aplicação do método DNER-PRO 11/79, tornando possível o dimensionamento de uma camada de reforço para cada segmento homogêneo. Na etapa de capacitação teórica, foram pesquisados os principais conceitos relativos ao dimensionamento de reforço de pavimentos flexíveis. Em virtude disto, sentiu-se a necessidade de informações que pudessem complementar a análise defletométrica. Assim, foi adotado o método de retroanálise (simplificado) de Albernaz, com o intuito de verificar a resistência do subleito, identificando se o problema estava localizado neste ou no pavimento. O capítulo 7 apresenta a metodologia adotada no trabalho, expondo os procedimentos adotados no trecho 13, segmentos homogêneos 1, 2, 3 e 4. Neste roteiro, constam informações sob forma de tabelas e gráficos, na tentativa de ilustrar o processo de cálculo replicado a todo trabalho. O capítulo 8 contém gráficos que apresentam as espessuras de reforço adotadas ao longo da extensão total da rodovia, além de comparativos dos módulos do subleito e do pavimento com as deflexões características e com a espessura de reforço. O capítulo, ainda apresenta uma tabela com as informações de todos os parâmetros calculados, em especial as espessuras da camada de reforço, sugeridas pelo método DNER-PRO 11/79, para todos os segmentos homogêneos e, por fim, ocupa-se da análise dos dados do trabalho. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Reabilitação estrutural de pavimento de trecho da rodovia BR - 262/MG : aplicação do método DNER-PRO 11/79 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Matuella, Matheus Ferreira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001086676 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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