Processo de construção social da qualificação : experiências qualificadoras em Penedo, Alagoas (1957 - 1963)
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jorge Alberto Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Arruda, Rafael Denes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T02:33:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188437 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo compreender como se desenvolveu o processo de construção social de qualificação, mediado por relações entre modos de vida e formação, a partir das experiências de trabalhadores(as) de Penedo, Alagoas (1957 – 1963). Utiliza-se da metodologia qualitativa baseada na pesquisa documental e na pesquisa de campo, a partir de documentação de diversas proveniências e entrevistas não-estruturadas, de modalidade não dirigida, com 18 indivíduos de ambos os sexos, em média com 81 anos de idade, residentes no município ou adjacências no período do estudo. Trata de constituir uma problemática dos modos de vida em relação à qualificação. Procura descrever o ambiente material e histórico, observadas as transformações nos transportes, na eletricidade, na comunicação, na água e na escolarização, articuladas às mudanças ocorridas em Alagoas e no Brasil. Procura historicizar e contextualizar a qualificação como um processo de socialização a partir de experiências que caracterizam os modos de vida no baixo São Francisco. Identifica a coexistência de processos concomitantes de qualificação como modo de regular socialmente a inserção de trabalhadores(as) no mercado de trabalho local e na sociedade em geral. Procura compreender a reestruturação dos hábitos de trabalho a partir da modificação das normas temporais do trabalho, enfocando a análise pelo prisma da disponibilidade de tempo em meio a uma transição cultural para o mercado de trabalho capitalista. Por fim, investiga as especificidades que caracterizaram alguns dos mercados de trabalho existentes nessa sociedade, atentando para as disponibilidades de tempo contidas nos modos de vida diferenciados dos grupos sociais. | pt |
dc.description.abstract | Cette thèse vise à comprendre comment le processus de construction sociale de la qualification s’est développé, médiée par les relations entre les modes de vie et la formation, à partir des expériences des travailleurs de Penedo, Alagoas (1957-1963). La méthodologie qualitative repose sur la recherche documentaire et l’enquête de terrain – analyse d’une documentation provenant de différentes sources et interviews non structurées -, avec 18 individus des deux sexes âgés en moyenne de 81 ans et résidant dans la municipalité ou dans les zones adjacentes au cours de la période d'étude. L’objectif principal de cette recherche consiste à établir une problématique articulant les modes de vie et la qualification. Nous cherchons à décrire l'environnement matériel et historique en observant les transformations dans les transports, l'électricité, la communication, l'eau et la scolarité, transformations ellesmêmes liées aux changements dans Alagoas et au Brésil. Nous cherchons à historiciser et contextualiser la qualification comme un processus de socialisation à partir d'expériences qui caractérisent les modes de vie dans le bas São Francisco. Il mis en évidence l’existence de processus concomitants de qualification comme moyen de régulation sociale de l'insertion des travailleurs sur le marché du travail local et dans la société en général. Nous cherchons à comprendre la restructuration des habitudes de travail à travers la modification des normes temporelles du travail, en centrant cette analyse au prisme de la disponibilité du temps en pleine transition culturelle sur le marché du travail capitaliste. Enfin, il examine les spécificités qui caractérisent certains des marchés du travail existant dans cette société, en tenant compte de la disponibilité du temps contenu dans les modes de vie différenciés des groupes sociaux. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Qualification | fr |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Alagoas | fr |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Disponibilité temporel | fr |
dc.subject | Expérience | fr |
dc.subject | Mode de vie | fr |
dc.title | Processo de construção social da qualificação : experiências qualificadoras em Penedo, Alagoas (1957 - 1963) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001086980 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)