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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorWeimer, Gabriel Alvezpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188402pt_BR
dc.description.abstractExistem três maneiras básicas de melhorar o tráfego de veículos, por investimento na infraestrutura, através de medidas de gerenciamento de tráfego ou, em condições especiais através de ações de gerenciamento da demanda. Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento que busca controlar o acesso de veículos oriundos de pistas secundárias a pistas principais, ou freeways. É um sistema inteligente de transporte amplamente aplicado internacionalmente, com seus benefícios já atestados. Este trabalho propõe a aplicação de um sistema de ramp meters nas rampas de acesso à BR-290, sentido interior-Porto Alegre. Os controles nas rampas seriam feitos na BR-448, no acesso da ponte nova do Guaíba (em construção) e atual ponte do Guaíba. Para isso foi utilizado o simulador computacional VISSIM. A calibração do modelo, montagem do traçado e aplicação de demandas são oriundos de trabalhos previamente realizados no Laboratório de Sistemas de Transportes (UFRGS). Os cenários analisados abrangem: nenhum ramp meter, ramp meter somente na BR-448, e ramp meter em todos os acessos. O algoritmo utilizado de controle de liberação de veículos foi de Demanda-Capacidade, por sua transparência e simplicidade. O fator de maior importância para este algoritmo é a determinação da capacidade da pista, para o qual foram abordados dois vieses, capacidade por gráfico de fluxo e velocidade e probabilidade de breakdown. Para os cenários sem ramp meter e com ramp meter somente na rampa de acesso 1 (BR-448), os tempos de viagem e atrasos não apresentaram diferenças significativas, mantendo-se abaixo da casa dos 2%. Já comparando os atrasos entre o cenário sem ramp meter e ramp meter em todos os acessos, foram encontradas diferenças de aproximadamente 3,7%. Este resultado, porém, foi destrinchado entre período em que o ramp meter estava ativado e desligado e os valores respectivos de 3,71% e 3,66% foram evidenciados, o que caracteriza um comportamento geral de menores atrasos, não necessariamente um resultado a ser atribuído ao ramp meter.pt
dc.description.abstractThere are three basic ways to improve vehicle traffic, by infrastructure investment, traffic management measures, or special conditions through demand management actions. Ramp metering is a management strategy that seeks to control the access of vehicles from secondary tracks to main tracks, or freeways. It is an intelligent transportation system widely applied internationally, with its benefits already attested. This work proposes the application of a ramp meters system in the access ramps to the BR-290, direction Porto Alegre. Ultimately there would be installed ramp meters in the road BR-448, at the exit of the new bridge of the Guaíba River (under construction) and current bridge of the Guaíba River. To accomplish it, the VISSIM computer simulator was used. The calibration of the model, assembly of the trace and application of demands come from previous work carried out at the Laboratory of Transport Systems (UFRGS). The scenarios analyzed include: no ramp meter, ramp meter only on the BR-448, and ramp meter at all accesses. The algorithm used to control the release of vehicles was Demand-Capacity, due its transparency and simplicity. The most important factor for this algorithm is the determination of the freeway capacity, for which two ideas were approached: capacity per flow and speed chart and breakdown probability. Finally, we discuss the results obtained for the different scenarios as well as hypotheses to be investigated in the future for BR-290. For scenarios without ramp meter and with only on ramp 1 (BR-448), travel times and delays did not show significant differences, remaining below the 2% mark. When comparing the delays between the scenario without ramp meter and ramp meter in all accesses, differences of approximately 3.7% were found. This result, however, was disintegrated between the period when the ramp meter was on and off and the respective values of 3.71% and 3.66% were evidenced, which characterizes a general behavior of lower delays, not necessarily a result to be assigned to the ramp meter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAplicação de um sistema de ramp metering na BR-290pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZechin, Douglaspt_BR
dc.identifier.nrb001086523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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