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dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorLongo, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188398pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar enunciados que conformam o discurso da Educação Matemática e seus efeitos de verdade sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede privada de ensino de Porto Alegre - RS. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações de Michel Foucault em seus entrecruzamentos com a obra de maturidade de Ludwig Wittgenstein. O material de pesquisa escrutinado é composto por narrativas produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras que lecionam na Rede Privada de Porto Alegre, em mais de uma escola da rede, com turmas do 3o ou 4o Anos. A estratégia analítica utilizada para examinar o material orientou-se pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault. O exame do material evidenciou a presença de dois enunciados constituindo o discurso da Educação Matemática nos Anos Iniciais: “a importância do uso do material concreto e dos recursos digitais nas aulas de Matemática” e “a relevância da sistematização e da formalização do conhecimento matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Sobre o primeiro enunciado, o estudo mostrou que as professoras utilizam em suas aulas o material concreto como um facilitador da aprendizagem em matemática, sendo ele o ponto de partida para a introdução de qualquer conhecimento. Além disso, foi possível perceber que os recursos digitais são utilizados nas aulas com o mesmo propósito do material concreto. Isso mostra o quanto o enunciado em questão é sustentado e retroalimentado pelas teorias construtivistas. Sobre o segundo enunciado, os resultados demonstraram que independente do ponto de partida, o registro e a sistematização dos conhecimentos matemáticos são inquestionáveis, mostrando os entrelaçamentos do referido enunciado com as teorias formalistas. Assim, pode-se concluir que os jogos de linguagem que constituem a matemática escolar nesta faixa etária têm mobilizado verdades que fazem parte de diferentes campos discursivos, mas que predominam aqueles pautados no formalismo e no desenvolvimento do raciocínio lógico, enxergando os objetos matemáticos como algo que não depende do contexto para ser construído.pt
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research carried out with the objective of analyzing statements that conform the discourse of Mathematical Education and its effects of truth on the pedagogical practices of the teachers who work in the elementary school of the private school of Porto Alegre – RS. The theoretical contributions that support the investigation are the theories of Michel Foucault in its interlacings with the work of maturity of Ludwig Wittgenstein. The research material is composed of narratives produced from semi-structured interviews conducted with four teachers who teach in the Private Network of Porto Alegre, in more than one school in the network, with classes of the 3rd or 4th Years. The analytical strategy used to examine the material was guided by the discourse analysis from Michel Foucault's perspective. The examination of the material evidenced the presence of two statements constituting the discourse of Mathematical Education in the Elementary School: "the importance of the use of concrete material and digital resources in Mathematics classes" and "the relevance of systematization and formalization of mathematical knowledge in Initial Years of Elementary Education ". On the first statement, the study showed that the teachers use in their classes the concrete material as a facilitator of learning in mathematics, being the starting point for the introduction of any knowledge. In addition, it was possible to realize that the digital resources are used in classes with the same purpose of the concrete material. This shows how much the statement in question is sustained and fed back by constructivist theories. Regarding the second statement, the results showed that, independently of the starting point, the registration and systematization of mathematical knowledge are unquestionable, showing the interlacings of the said statement with the formalist theories. Thus, it can be concluded that the language games that make up school mathematics in this age group have mobilized truths that are part of different discursive fields but predominate those based on formalism and the development of logical reasoning, seeing mathematical objects as something which does not depend on the context to be constructed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLudwig Wittgensteinen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectTeacher Educationen
dc.titleA Docência em Matemática nos Anos Iniciais: enunciados que a constituipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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