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dc.contributor.advisorFestugato, Lucaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andressa dapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188379pt_BR
dc.description.abstractO melhoramento de solos com adição de agentes cimentantes e fibras vem sendo utilizado como uma alternativa para solucionar problemas em solos que não atendem às solicitações impostas. Neste trabalho, foi estudado o melhoramento das propriedades da areia de Osório através da adição de cimento Portland (CP V) e fibras de polipropileno, visando o aumento da resistência à tração do solo. Estudos prévios realizados por Consoli et al. (2010) mostraram que a metodologia de dosagem baseada na relação porosidade/teor volumétrico de cimento é satisfatória para estimar a resistência à tração de solo arenoso cimentado. O programa experimental foi desenvolvido visando a comparação com outros trabalhos. Foram escolhidos para o estudo teores de cimento de 1, 2, 3, 5, 7 e 9 %, índices de vazios de 0,64, 0,7 e 0,79, teor de fibra de 0,5 % e umidade constante de 10 %. Os resultados indicaram que a resistência à tração cresce linearmente em relação a quantidade de cimento adicionada e que a resistência diminui a medida que a porosidade diminui. A relação porosidade/teor volumétrico de cimento mostrou-se adequada para a estimativa da resistência à tração das misturas solo-cimente e solo-cimento-fibra. Por fim, foi realizada uma análise comparativa entre resultados com e sem adição de fibras.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleComportamento à tração na flexão de solo arenoso cimentado reforçado com fibraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086221pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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