O estágio curricular obrigatório em Serviço Social no Centro de Referência de Assistência Social Sul : desafios à formação e ao trabalho profissional
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta monografia propõe-se a analisar os rebatimentos na formação profissional dos estudantes de Serviço Social diante do desmonte da política de Assistência Social no município de Porto Alegre, a partir da experiência de estágio curricular obrigatório no Centro de Referência de Assistência Social Sul (CRAS Sul). Para isto, é contextualizada historicamente a política de Assistência Social em âmbito nacional, e posteriormente em âmbito municipal, destacando como esta política constituiu-se no mun ...
Esta monografia propõe-se a analisar os rebatimentos na formação profissional dos estudantes de Serviço Social diante do desmonte da política de Assistência Social no município de Porto Alegre, a partir da experiência de estágio curricular obrigatório no Centro de Referência de Assistência Social Sul (CRAS Sul). Para isto, é contextualizada historicamente a política de Assistência Social em âmbito nacional, e posteriormente em âmbito municipal, destacando como esta política constituiu-se no município de Porto Alegre e como se encontra organizada. Aborda-se o trabalho do/a assistente social na Proteção Social Básica, evidenciando as condições em que este trabalho é desenvolvido nos CRAS, tendo em vista o avanço do ideário neoliberal no município de Porto Alegre e os desafios e as possibilidades dos/as estudantes de Serviço Social durante o processo de estágio obrigatório na Política de Assistência Social. Este trabalho foi embasado na análise crítica sobre a experiência do estágio obrigatório II e III da estudante no CRAS Sul. Ancora-se também, em uma revisão bibliográfica e documental que aborda as categorias de análise: estágio curricular obrigatório em serviços social, Centro de Referência de Assistência Social, política de assistência social e contrarreforma do Estado. Por fim, evidencia-se que o avanço do ideário neoliberal, além de refletir no trabalho do/a assistente social através da precarização e terceirização, também repercute nos/as estudantes de Serviço Social que realizam estágio nas instituições direcionadas pelas políticas sociais, uma vez que o estágio supervisionado proporciona a aproximação do/a estudante com a realidade concreta do exercício profissional. Conclui-se ser essencial discutir o processo de formação profissional a partir das experiências de estágio dos/as estudantes, pela importância da problematização da realidade cotidiana do trabalho do/a assistente social para que se tenham futuros profissionais críticos e competentes, capazes de intervir nas diferentes expressões da questão social. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)
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