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dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorDiedrich, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188274pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados.pt
dc.description.abstractThe present work reflects on the female role in Philosophy (whether as authors, representations or themes). Such is divided into theoretical references, subdivided into pedagogical references and a brief description of the authors to be approached. It is configured in a case study, carried out in E.E.E.M. Republic of Argentina, in the years 2017 and 2018, counting on a diversity of didactic materials. From the four didactic steps defined in the theoretical framework (awareness, information, critical exercise and consolidation) the didactic-pedagogical experience was defined and analyzed. The objectives of this experience and its subsequent analysis were: sensitization and reflection of the students about the female condition and representation; demonstrate the importance of the rescue of philosophers and their ideas in Philosophy classes of High School; to demonstrate the indispensability of approaching the philosophical text through the contact with the authors and to approach the diversification of sources to reach the students and their results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWomen in Philosophyen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenreen
dc.subjectEducationen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectPhilosophersen
dc.title“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001085013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationFilosofia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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