“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação ...
O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados. ...
Abstract
The present work reflects on the female role in Philosophy (whether as authors, representations or themes). Such is divided into theoretical references, subdivided into pedagogical references and a brief description of the authors to be approached. It is configured in a case study, carried out in E.E.E.M. Republic of Argentina, in the years 2017 and 2018, counting on a diversity of didactic materials. From the four didactic steps defined in the theoretical framework (awareness, information, cri ...
The present work reflects on the female role in Philosophy (whether as authors, representations or themes). Such is divided into theoretical references, subdivided into pedagogical references and a brief description of the authors to be approached. It is configured in a case study, carried out in E.E.E.M. Republic of Argentina, in the years 2017 and 2018, counting on a diversity of didactic materials. From the four didactic steps defined in the theoretical framework (awareness, information, critical exercise and consolidation) the didactic-pedagogical experience was defined and analyzed. The objectives of this experience and its subsequent analysis were: sensitization and reflection of the students about the female condition and representation; demonstrate the importance of the rescue of philosophers and their ideas in Philosophy classes of High School; to demonstrate the indispensability of approaching the philosophical text through the contact with the authors and to approach the diversification of sources to reach the students and their results. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Filosofia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License