Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMyskiw, Mauropt_BR
dc.contributor.authorManfro, Joana Noronha Magnipt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188243pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a crescente preocupação com o fenômeno da sazonalidade e do desenvolvimento de estratégias de fidelização de clientes em negócios na área de atividades físicas, o presente trabalho se propôs a compreender processos de construção organizacionais para a fidelização de clientes. Este tema surgiu das minhas vivências como professora, proprietária e gestora de academia e ao depararme com situações adversas que foram emergindo. A respeito dele realizei uma investigação etnográfica numa ‘Academia de Bairro’ da cidade de Porto Alegre. A etnografia realizada foi inspirada nas obras e proposições de Clifford Geertz, isto é, numa perspectiva interpretativa. Como resultados principais do estudo aponto a proposição de algumas categorias para a compreensão sobre o que é uma ‘Academia de Bairro’, assim como um outro conjunto de categorias que dizem sobre os processos de construção de competências organizacionais para a fidelização, estes bastante marcados pelas singularidades em termos de cultura organizacional dos/nos diferentes turnos de funcionamento do empreendimento (um turno ‘mais social’, um ‘mais técnico’ e outro de ‘sobreposições’). Como resultado do texto etnográfico apresentado, ao invés de produzir uma lista de competências essenciais, foi possível apontar algumas categorias relevantes para se pensar e entender a construção das relações na organização em vista das estratégias de fidelização.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the growing concern with the phenomenon of seasonality and the development of customer loyalty strategies in business in the area of physical activities, the present work has proposed to understand processes of organizational construction for customer loyalty. This theme arose from my experiences as a teacher, owner and manager of the academy and faced with adverse situations that were emerging. About him I carried out an ethnographic investigation in a 'Neighborhood Academy' in the city of Porto Alegre. The ethnography was inspired by the works and propositions of Clifford Geertz, that is, from an interpretative perspective. As the main results of the study, I point out the proposition of some categories for the understanding about what is a 'Neighborhood Academy', as well as another set of categories that say about the processes of building organizational competences for loyalty, (one shift 'more social', one 'more technical' and another 'overlap'). As a result of the presented ethnographic text, instead of producing a list of essential competences, it was possible to point out some relevant categories to think about and understand the relationship building in the organization in view of the loyalty strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectLoyaltyen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectNeighborhood Academyen
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectOrganizational Skillsen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleCompetências organizacionais para a fidelização de alunos : um estudo etnográfico em uma ‘academia de bairro’ de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084708pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples