Mulheres caídas: cacografias na educação
dc.contributor.advisor | Zordan, Paola | pt_BR |
dc.contributor.author | Deorristt, Aline da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-26T02:35:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188194 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado é um projeto poético de caráter educacional e gráfico que faz uma composição imagética em quadrinhos. "Mulheres Caídas" são perspectivadas como figuras discursivas em arte e educação. Para isso, desenha-se a investigação de modo fragmentário e citacional, valendo-se de artistas mulheres e criadoras marginais. A produção dessas mulheres, via uma operação que a pesquisa denomina cacográfica, tensiona os dogmatismos da representação visual, em torno das subjetivações do feminino através da imagem da mulher rebelde. O trabalho é constituído de quadros e pedaços não-lineares os quais vêm problematizar uma diversidade de clichês. Referências da contracultura e do pop nas artes e em especial na literatura, citações que vão desde o romance gótico até a poeta brasileira Ana Cristina Cesar, são utilizadas na composição visual e na escritura do trabalho. Conceitos de figura, subjetivação, autoria, criação, citação, arte menor, visibilidade, memória, esquecimento, fora, decadência e paradoxo são operados compositivamente com a Filosofia da Diferença em Roland Barthes, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, criando uma cacografia de mulheres. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cette memoire est un projet poétique de biais éducatif et graphique qui propose une composition imagée en bande dessinée. Les "femmes tombées" sont considérées comme des figures discursives dans les domaines de l'art et de l'éducation. Pour cela, l’enquête est conçue de manière fragmentaire et citée, en utilisant des artistes femmes et des créatrices marginaux. La production de ces femmes, à travers d’une opération appelée cacographique, met l'accent sur les dogmatismes de la représentation visuelle, autour des subjectivités féminines à travers l'image de la femme rebelle. Le travail consiste en cadres et pièces non linéaires qui viennent à problématiser une diversité de clichés. Des références à la contre-culture et à la pop dans les arts et en particulier dans la littérature, citations allant du roman gothique à la poète brésilienne Ana Cristina Cesar, sont utilisées dans la composition visuelle et l’écriture d’oeuvres. Roland Barthes, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault et Friedrich Nietzsche, qui ont travaillé avec la philosophie de la différence, créer une cacographie de femmes. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Éducation artistique | fr |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Cacographie | fr |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Bandes dessinées | fr |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Illustration | fr |
dc.subject | Femmes tombées | fr |
dc.title | Mulheres caídas: cacografias na educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085120 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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