Pactários : uma história do Brasil
Fecha
2017Autor
Otro título
Dealers with the Devil : a history of Brazil
Materia
Resumo
O mito de Fausto narra o pacto de um indivíduo com o demônio, a quem vende a alma em troca de poder, riqueza e juventude. A concretização do pacto depende do crédito na existência do demônio, entidade que se manifesta tardiamente na Antiguidade, mas que se torna parte do pensamento cristão a partir da Idade Média. O mito de Fausto expande-se durante o período renascentista e depois, consolidando a personagem “pactária” enquanto patrimônio da literatura ocidental, de que são exemplo as obras “A ...
O mito de Fausto narra o pacto de um indivíduo com o demônio, a quem vende a alma em troca de poder, riqueza e juventude. A concretização do pacto depende do crédito na existência do demônio, entidade que se manifesta tardiamente na Antiguidade, mas que se torna parte do pensamento cristão a partir da Idade Média. O mito de Fausto expande-se durante o período renascentista e depois, consolidando a personagem “pactária” enquanto patrimônio da literatura ocidental, de que são exemplo as obras “A Salamanca do Jarau”, de João Simões Lopes Neto, “A teiniaguá”, episódio de O Continente, de Erico Verissimo, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. ...
Abstract
The myth of Faust narrates the pact ou deal of a human being with the devil, to whom he sells the soul in exchange for power, wealth and youth. The fulfillment of the pact depends on the belief in the existence of the devil, an entity that manifests itself late in Antiquity, but becomes part of Christian thought since the Middle Ages. The myth of Fausto expands during the Renaissance period and later, consolidating the “covenanter” as a patrimony of the Western literature. Exemples are "A Salam ...
The myth of Faust narrates the pact ou deal of a human being with the devil, to whom he sells the soul in exchange for power, wealth and youth. The fulfillment of the pact depends on the belief in the existence of the devil, an entity that manifests itself late in Antiquity, but becomes part of Christian thought since the Middle Ages. The myth of Fausto expands during the Renaissance period and later, consolidating the “covenanter” as a patrimony of the Western literature. Exemples are "A Salamanca do Jarau", by João Simões Lopes Neto, "A teiniaguá", episode from O Continente, by Erico Verissimo, and Grande sertão: veredas, by João Guimarães Rosa. ...
En
Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 42, n. 74 (maio/ago. 2017), p. [111]-125
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