Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
Fecha
2018Otro título
Read and write in history classes : from the words prison to the outside maze
Materia
Resumo
Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e esc ...
Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita. ...
Abstract
The aim of this article is to focus on two sets of issues related to the reading and writing practices in History classes. On the one hand, it presents data drawn from an inquiry concerning the different reading and writing practices commonly used in that context. On the other hand, it approaches practices that have not been systematized yet by analyzing the creative potential that exists outside the classroom, which can lead to new ways of reading and writing and encourage students to produce ...
The aim of this article is to focus on two sets of issues related to the reading and writing practices in History classes. On the one hand, it presents data drawn from an inquiry concerning the different reading and writing practices commonly used in that context. On the other hand, it approaches practices that have not been systematized yet by analyzing the creative potential that exists outside the classroom, which can lead to new ways of reading and writing and encourage students to produce historical narratives with imagination. To do that, this article presents Michel Foucault’s thought of the outside as the theoretical basis for addressing our relationship with language through reading and writing. ...
En
Fênix : revista de história e estudos culturais. Uberlândia, MG, UFU. Vol. 15, n.1 (jan./jun. 2018), p. 1-18
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39123)Ciencias Humanas (6674)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License