Roland Barthes e a fotografia como elemento da aula : imagem, intoxicação, viver-junto
View/ Open
Date
2018Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em janeiro de 1980, Roland Barthes redige o que deveria ser o seminário Proust e a fotografia. No manuscrito, o desejo de produzir uma fascinação, intoxicar os presentes com um mundo, tal como ele havia sido pelas fotos e Proust pelos originais. Barthes, que encontraria a morte dias depois, indicava assim sua última fantasia docente: um folhear imagens no qual o mestre não evita a própria ausência. Fascinado, ele está condenado ao malogro da expressão, ao soar incerto ou mesmo um tanto chão. Tr ...
Em janeiro de 1980, Roland Barthes redige o que deveria ser o seminário Proust e a fotografia. No manuscrito, o desejo de produzir uma fascinação, intoxicar os presentes com um mundo, tal como ele havia sido pelas fotos e Proust pelos originais. Barthes, que encontraria a morte dias depois, indicava assim sua última fantasia docente: um folhear imagens no qual o mestre não evita a própria ausência. Fascinado, ele está condenado ao malogro da expressão, ao soar incerto ou mesmo um tanto chão. Trata-se da construção de uma contemporaneidade: sem hierarquizar saberes, a aula é um viver-junto onde desejo e ritmo singulares encontram seus lugares. ...
In
Dobra. Pensar com Artes. Lisboa, Portugal. Vol. 2 (2018), 18 p.
Source
Foreign
Collections
-
Journal Articles (39774)Humanities (6848)
This item is licensed under a Creative Commons License