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dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-19T02:33:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187920pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we analyze the influence of the Professional Master’s degree in the Physics Teaching (PMPT) training context on the development of educational products. The research consists in a quantitative analysis and a discursive analysis of Classical Physics didactical texts. Quantitative analysis indicated that the way the authors of educational products treat theoretical frameworks points to a naive belief in the need of a solid theoretical foundation in their works. The discursive analysis showed similar aspects. A few times, we identified links between the theoretical contribution, focus-issues, development, implementation and evaluation of educational products. We note that the technical rationality disseminated through the course environment directly influences the development of educational products, reflecting the directionality, responsiveness, expressiveness and speech genre present on these works. Educational products developed tend to be of little relevance for the needs of school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional Master’s degreeen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEducational producten
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMultidimensional scalingen
dc.titleAnálises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Físicapt_BR
dc.title.alternativeMultidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001083995pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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