Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
dc.contributor.author | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-19T02:33:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187920 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we analyze the influence of the Professional Master’s degree in the Physics Teaching (PMPT) training context on the development of educational products. The research consists in a quantitative analysis and a discursive analysis of Classical Physics didactical texts. Quantitative analysis indicated that the way the authors of educational products treat theoretical frameworks points to a naive belief in the need of a solid theoretical foundation in their works. The discursive analysis showed similar aspects. A few times, we identified links between the theoretical contribution, focus-issues, development, implementation and evaluation of educational products. We note that the technical rationality disseminated through the course environment directly influences the development of educational products, reflecting the directionality, responsiveness, expressiveness and speech genre present on these works. Educational products developed tend to be of little relevance for the needs of school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professional Master’s degree | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Educational product | en |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Multidimensional scaling | en |
dc.title | Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Multidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001083995 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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