Marinadas pedagógicas : narrativas sobre teatro e pedagogia
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Weiler, Cátia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T02:31:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187898 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho reúne narrativas de dois momentos da trajetória acadêmica da licencianda, referentes aos dois estágios docentes curriculares realizados no decorrer do Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os estágios vinculavam-se às disciplinas de Estágio de Docência I e Estágio de Docência II, cursadas, respectivamente, no primeiro e no segundo semestres de 2018; e foram desenvolvidos em duas turmas, uma de nono ano do Ensino Fundamental e outra de primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da UFRGS. A experiência da professora de teatro em formação junto aos estudantes da disciplina de Artes foi refletida teoricamente a partir de referenciais da Pedagogia do Teatro e da Educação, considerando as questões inerentes às aulas, os desafios enfrentados no processo de montagem cênica e as conquistas possibilitadas aos sujeitos da sala de aula. | pt |
dc.description.abstract | The paper brings together narratives of two moments of the academic career of the licentiate student, referring to the two stages of the curricular teaching internships in the course of the Licenciate Degree in Theater of the Departamento de Arte Dramática of the Instituto de Artes of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The internships were linked to the subjects of Teaching Internship I and Teaching Internship II, respectively, in the first and second semesters of 2018; and were developed in two Art classes, one of ninth grade of Elementary School and another of first year of High School, of the Colégio de Aplicação da UFRGS. The experience of the theater teacher in training with the students of the Arts discipline was theoretically reflected from references of Pedagogy of Theater and Education, considering the issues inherent to the classes, the challenges faced in the process of theatrical assembly and the achievements made possible to the individuals in the classroom. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia teatral | pt_BR |
dc.subject | Theatre Pedagogy | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Encenação | pt_BR |
dc.subject | Staging | en |
dc.subject | Prática teatral | pt_BR |
dc.subject | Theatrical practices | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | Marinadas pedagógicas : narrativas sobre teatro e pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001083858 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License