Show simple item record

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fabiana Santospt_BR
dc.date.accessioned2010-03-16T04:14:28Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18776pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos durante o cumprimento do estágio realizado no Colégio Estadual Professor Elmano Lauffer Leal no segundo semestre de 2009. Para isso, foram aplicados quatro instrumentos de avaliação, sendo um pré-teste, um relatório de uma atividade prática, uma prova e uma prova de recuperação. Com base nos dados obtidos, foi possível observar a dificuldade que muitos alunos tinham inicialmente de compreender o significado de calor e temperatura e, mesmo com o esforço empreendido, não foi possível que todos os estudantes evoluíssem em seu conhecimento. Mesmo assim, uma grande parte dos alunos foi capaz de ampliar seus saberes de forma positiva, corroborando assim, com a importância de determinadas estratégias de ensino por parte dos professores, para uma melhor formação dos estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the present paper is to evaluate student learning during the training period carried out at the Colégio Estadual Professor Elmano Lauffer Leal in the second semester of 2009. Four evaluation instruments were applied to do so, namely one pre-test, one practical activity report, one exam and one recuperation exam. From the data obtained, it was possible to observe the difficulty many students had initially in understanding the meaning of heat and temperature, and even with the effort employed, it was not possible for all students to develop their knowledge. Nevertheless, a large portion of students was able to broaden their knowledge in a positive fashion, thus confirming the importance of certain teaching strategies from the teachers for a better formation of students at the intermediate level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectHeaten
dc.subjectTemperatureen
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleCompreensões dos estudantes acerca dos conceitos relacionados à termoquímicapt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding of students about concepts related to thermochemistry en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732678pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record