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dc.contributor.authorMaffini, Rafael Da Cáspt_BR
dc.contributor.authorCirne, Rodrigo de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2019-01-15T04:03:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2595-7589pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187750pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por escopo examinar a disponibilidade dos direitos titularizados pela Administração Pública como requisito para o emprego da arbitragem como meio de resolução de conflitos. A partir da análise do desenvolvimento histórico dos diplomas legais que versaram sobre a matéria no Brasil, situa-se a problemática hoje enfrentada pelos operadores do direito, após as recentes alterações da Lei da Arbitragem. Com amparo na (i) dissociação entre indisponibilidade do interesse público e (in)disponibilidade dos direitos da Administração Pública e na (ii) concepção de que o princípio da legalidade é consequência (e não causa) da indisponibilidade do interesse público, conclui-se que as recentes alterações legislativas foram capazes de aumentar o rol da Administração que seriam arbitráveis. A identificação da arbitrabilidade dos litígios, dada a impossibilidade de concretização prévia, precisa e absoluta de conceitos jurídicos indeterminados, deverá ser feita caso a caso e dependerá das pretensões que serão veiculadas perante o juízo arbitral.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to examine the availability of the Public Administration's rights as a requirement for the use of arbitration as a means of conflict resolution. From an analisys of the historical development of the legal acts that dealt with this subject in Brazil, it's introduced the problem that today is faced by legal practitioners, following the recent changes in the Brazilian Arbitration Law. Underpinned with the (i) dissociation between the avaliability of the public interest and the (un)availability of Public Administration's rightsand (ii) the idea that the principle of legality is a consequence (and not a cause) of the unavailability of the public interest, it's concluded that most recent legislative changes were capable of increasing the list of litigations involving Public Administration that would be arbitrary. The identification of the arbitrability of dispute, due to the impossibility of a previous, accurate and complete concretization of an undefined legal concept, has to be done case by case and depends of the claims that are presented before the arbitral court.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da EDSDM. Porto Alegre, 2018. Vol. 4, n. 8 (2018), p. 84-99pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireito administrativopt_BR
dc.subjectArbitrationen
dc.subjectArbitragempt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectAvailabilityen
dc.subjectArbitrabilityen
dc.subjectInteresse públicopt_BR
dc.subjectArbitrabilidade (Direito)pt_BR
dc.subjectPublic interesten
dc.titleArbitragem e administração pública : uma análise da arbitrabilidade dos litígios envolvendo a administração pública à luz da disponibilidade dos direitospt_BR
dc.title.alternativeArbitration and public administration: an analysis of the arbitrability of dispute involving public administration in the light of availability of the rightsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084368pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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