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dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorPassos, Aline Corrêa dospt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187543pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar de que forma o tema custos é abordado nos Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCCs) de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção de uma Universidade da região Sul do Brasil, no período de 2010 a 2017. A metodologia classifica-se como descritiva, quantitativa e qualitativa, com utilização de estudo bibliométrico e pesquisa documental. Foram analisados 49 TCCs envolvendo a temática de custos dos três cursos. Os principais resultados evidenciam que 59,2% destes TCCs foram realizados no curso de Ciências Contábeis, 22,4% de Engenharia de Produção e 18,4% de Administração. Os métodos de pesquisa mais utilizados nos TCCs são o estudo de caso (55,10%), descritivo (51,02%), qualitativo (46,94%), documental (34,69%) e utilização de entrevistas (22,45%). Os temas com maior frequência foram “gestão de custos” (24,5%) e custeio baseado em atividades (ABC) com 10,2%, seguidos de “métodos de custeio” (8,2%). No tocante às referências, os livros (38,05%) e periódicos (24,38%) foram os mais pesquisados, especialmente em fontes nacionais. Houve publicação em periódicos e/ou congressos de 17,24% dos TCCs de Ciências Contábeis e 27,27% de Engenharia de Produção, e nenhum do curso de Administração. O estudo contribui para a área de contabilidade de custos uma vez que evidencia em que medida a temática de custos tem sido escopo dos trabalhos de conclusão de curso, bem como uma reflexão em relação ao curso de origem.pt
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze how the costs theme is approached in the Completion Works of the Administration, Accounting and Production Engineering Courses of a University of the South of Brazil, from 2010 to 2017. The methodology is classified as descriptive, quantitative and qualitative, using bibliometric study and documentary research. A total of 49 TCCs were analyzed, involving the costs of three courses. The main results show that 59.2% of these TCCs were carried out in Accounting Sciences, 22.4% in Production Engineering and 18.4% in Administration. The most used research methods are the case study (55.10%), descriptive (51.02%), qualitative (46.94%), documentary (30.61%) and interviews (22.46%). The most frequent themes were "cost management" (24.5%) and activity-based costing (ABC) with 10.2%, followed by "costing methods" (8.2%). Regarding references, books (38.05%) and periodicals (24.38%) were the most researched, especially in national sources. There was publication in periodicals and / or congresses of 17.24% of the Accounting Sciences TCCs and 27.27% of Production Engineering, and none of the Administration course. The study contributes to the area of cost accounting since it shows to what extent the cost theme has been the scope of the course completion work, as well as a reflection regarding the course of origin.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCostsen
dc.subjectCompletion of course worken
dc.subjectBibliometric Studyen
dc.titleAbordagem de custos em trabalhos de conclusão dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção em uma universidade localizada no Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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