Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde ...
Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto. ...
Abstract
This work brings a look at the writing of undergraduate theses of pedagogues linked to the Integrated Multiprofessional Residency Program in Collective Mental Health offered by the Education, Evaluation and Pedagogical Production in Health Nucleus (EducaSaúde / UFRGS) over seven years (2008 - 2015). The ten undergradu-ate theses produced by the pedagogical perspective indicate different paths, af-firming and obscuring at the same time, pedagogical territories in the field of collective mental h ...
This work brings a look at the writing of undergraduate theses of pedagogues linked to the Integrated Multiprofessional Residency Program in Collective Mental Health offered by the Education, Evaluation and Pedagogical Production in Health Nucleus (EducaSaúde / UFRGS) over seven years (2008 - 2015). The ten undergradu-ate theses produced by the pedagogical perspective indicate different paths, af-firming and obscuring at the same time, pedagogical territories in the field of collective mental health. The narratives of the pedagogues linked to the residence evoke signs capable of glimpsing practices of pedagogy along the health field, as well as the overflowing of its borders, provoking us to think about the limits, fears and powers of a multiprofessional and interdisciplinary work. The research makes use of what it calls “Book Method” in an attempt to compose a text from several readings of these works of conclusion, from the work Michelet and Roland Barthes, forging traces of words in the shadows capable of firing a thought, a metaphor and every fragment possible in writings that are produced in the decision to write the meeting of a pedagogy with a collective mental health. Maurice Blanchot brings the idea that writing is necessary for Orpheus, and to continue writing he must be with Eurydice in a play of light and shadow where pedagogues exercise writings that resist text. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Collections
-
Humanities (7540)
This item is licensed under a Creative Commons License