Metodologias ativas de aprendizagem : uma abordagem sob a perspectiva dos docentes de Ciências Contábeis
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Metodologias Ativas de Aprendizagem vem a ser interessantes ferramentas para despertar o interesse dos alunos através da participação e interação em sala de aula. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as Metodologias Ativas de Aprendizagem que os professores de Ciências Contábeis colocam em prática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema qualitativo e em relação aos procedimentos técnicos de coleta de ...
Metodologias Ativas de Aprendizagem vem a ser interessantes ferramentas para despertar o interesse dos alunos através da participação e interação em sala de aula. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as Metodologias Ativas de Aprendizagem que os professores de Ciências Contábeis colocam em prática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema qualitativo e em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados, um estudo de caso realizado por meio de análise dos Planos de Ensino, entrevistas com docentes e observação de aulas das disciplinas do curso. Os resultados apontam que os docentes empregam Metodologias Ativas em suas aulas, por vezes adaptadas a fim de atingir seus objetivos. As técnicas identificadas como mais utilizadas foram Ensino e Pesquisa, Seminário, Estudo Dirigido, Método de Caso, e Filmes. Algumas contribuições que essas técnicas podem oferecer, na visão dos docentes entrevistados, são incentivar o aluno na leitura e busca de informações, criar um senso de responsabilidade coletiva pelo aprendizado, aproximar o aluno da realidade, contextualizar e complementar assuntos de aula e viabilizar o aprendizado em grupo e individual. ...
Abstract
Active Learning Methodologies come to be interesting tools to arouse the interest of students through participation and interaction in the classroom. The aim of this research is to analyze the Active Learning Methodologies that the Accounting Sciences professors put into practice at the Federal University of Rio Grande do Sul. In order to reach the objective, a descriptive research was conducted, with a qualitative problem approach and in relation to the procedures data collection technicians, ...
Active Learning Methodologies come to be interesting tools to arouse the interest of students through participation and interaction in the classroom. The aim of this research is to analyze the Active Learning Methodologies that the Accounting Sciences professors put into practice at the Federal University of Rio Grande do Sul. In order to reach the objective, a descriptive research was conducted, with a qualitative problem approach and in relation to the procedures data collection technicians, a case study carried out by means of analysis of the Lesson Plans, interviews with teachers and observation of classes of the course subjects. The results show that teachers use Active Methodologies in their classes, sometimes adapted in order to achieve their objectives. The most used techniques were Teaching and Research, Seminar, Targeted Study, Case Method, and Movies. Some of the contributions that these techniques can offer, in the view of the teachers interviewed, are to encourage the student to read and search for information, to create a sense of collective responsibility for learning, to bring the student closer to reality, to contextualize and complement classroom issues and to make learning possible in group and individual. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License