Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
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Date
2018Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
O objetivo dessa dissertação é abordar o processo de revitalização da área do porto de Porto Alegre conhecida como Cais Mauá. Para tanto, foi realizada a contextualização histórica das propostas que pretenderam revitalizar o espaço do cais do porto, desde a década de 1980, perpassando diversas gestões municipais e estaduais. A realização do trabalho utilizou a linha de pesquisa Análise Territorial e os conceitos de espaço urbano, marketing urbano e empreendedorismo urbano, no propósito de enten ...
O objetivo dessa dissertação é abordar o processo de revitalização da área do porto de Porto Alegre conhecida como Cais Mauá. Para tanto, foi realizada a contextualização histórica das propostas que pretenderam revitalizar o espaço do cais do porto, desde a década de 1980, perpassando diversas gestões municipais e estaduais. A realização do trabalho utilizou a linha de pesquisa Análise Territorial e os conceitos de espaço urbano, marketing urbano e empreendedorismo urbano, no propósito de entender a existência ou não do fenômeno de “city marketing” no projeto de revitalização em curso. Com efeito, objetivamos também a compreensão das práticas de gestão e planejamento urbano e seus impactos, como a transição dos modelos de gestão baseados nos instrumentos de participação popular como o Orçamento Participativo àqueles baseados nos projetos especiais urbanos, empreendedorismo urbano, planejamento estratégico e grandes projetos urbanos. Analisamos a documentação, publicações legais e artigos, reportagens e legislação sobre o processo de revitalização do Cais Mauá e realizamos entrevistas com os agentes públicos, poderes executivo, legislativo e judiciário, entidades associativas, personalidades e iniciativa privada envolvidos em sua implantação, apoio e críticos a este. Ao final, discutimos e analisamos o processo de definição do modelo a ser executado, sua vinculação com o marketing urbano e as consequências, bem como as possibilidades e limites de sua implantação. ...
Abstract
The clain of this dissertation is to approach the process of revitalization of the area of the port of Porto Alegre as known as Mauá Quay. To do that, the historical contextualization of the proposals that attempted to revitalize the space of the dock of the port, since the 1980's, was carried out through various municipal and state administrations. The work was carried out using the Territorial Analysis research line and the concepts of urban space, urban marketing and urban entrepreneurship, ...
The clain of this dissertation is to approach the process of revitalization of the area of the port of Porto Alegre as known as Mauá Quay. To do that, the historical contextualization of the proposals that attempted to revitalize the space of the dock of the port, since the 1980's, was carried out through various municipal and state administrations. The work was carried out using the Territorial Analysis research line and the concepts of urban space, urban marketing and urban entrepreneurship, in order to understand the existence or not of the phenomenon of "city marketing" in the current revitalization project. In fact, we also aimed at understanding the management practices and urban planning and their impacts, such as the transition from management models based on the instruments of popular participation such as the Participatory Budget to those based on special urban projects, urban entrepreneurship, strategic planning and major projects urban. We analyzed the documentation, legal publications and articles, reports and legislation on the revitalization process of Mauá Quay and conducted interviews with public agents, executive, legislative and judicial powers, associations, personalities and private initiative involved in its implementation, support and critics to this. In the final considerations, we discuss and analyze the process of defining the model to be executed, its linkage with urban marketing or "city marketing" and the consequences, as well as the possibilities and limits of its implementation. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Collections
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Humanities (7479)Geography (845)
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