Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Rosane Beatriz Allegrettipt_BR
dc.date.accessioned2010-03-12T04:14:40Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18742pt_BR
dc.description.abstractA nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.pt_BR
dc.description.abstractThe new generation Web, called Web 2.0, you need to informationaly qualified individuals to manage the content available on the Internet. The University, particularly the course of librarianship, must accompany this process, enabling their students to become servants of new technologies. We need the power information, which enables users to search, evaluate and create information effectively to achieve personal goals, educational and social. We must understand more clearly how it has given the ownership of this phenomenon in education. This study aimed to answer the following question: "What level of information competence of students of the Course of Librarianship of UFRGS, for Web 2.0, the vision of these students?" Was performed a descriptive study, with survey data, intersection of variables and analysis of results. The main results were that students in the Course of Librarianship of UFRGS consider that information and have the power to pass security in Web 2.0. These results show that the teaching of Librarianship of UFRGS is on track for new technologies, but need, however, a larger stimulus.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWeb 2.0en
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectInformational competenceen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.titleA web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem