Mostrar el registro sencillo del ítem
Discursos sobre avaliação escolar e seus critérios : a perspectiva dos professores da ESEFID-UFRGS
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Piedade, Rafael Cabral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T04:05:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187412 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação realizada por professores de educação física escolar tem sido um assunto controverso e com diversas transformações ao longo da história deste componente curricular. Enquanto no passado, a avaliação tinha um caráter estritamente punitivo e classificatório, hoje a avaliação possui diferentes objetivos e pode ser dividida em modelos: tradicional, mediador e emancipatório, de acordo com a literatura revisada. Ao longo da formação profissional em licenciatura em educação física a temática da avaliação se faz presente, no entanto, pode ser abordada de diferentes formas de acordo com os professores das disciplinas. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é o de descrever: Como os professores do campo da Educação Física escolar do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID da UFRGS entendem o lugar do tema avaliação (e seus critérios) na formação profissional? Esta é uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos para construção deste trabalho e busca de seus objetivos serão a análise bibliográfica sobre avaliação escolar em educação física e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores do curso de educação física da ESEFID responsáveis pelas disciplinas de fundamentos da educação infantil, ensino fundamental, médio, e ainda os responsáveis pelas orientações dos estágios docentes obrigatórios nos três níveis de ensino citados. Ao todo foram convidados a contribuir 7 professores, onde 3 se propuseram a participar da pesquisa. Concluo que os professores entrevistados entendem a avaliação como processual e formativa, e que é dentro do currículo um componente capaz de levantar questionamentos e debates positivos dentro da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The evaluation carried out by teachers of school physical education has been a controversial subject and with several transformations throughout the history of this curricular component. While in the past, the evaluation had a strictly punitive and classificatory character, today the evaluation has different objectives and can be divided into models: traditional, mediator and emancipatory, according to the revised literature. Throughout the professional training undergraduate in physical education the subject of evaluation is present, however, can be approached in different ways according to the teachers of the disciplines. Thus, the objective of this work is to describe: How do the teachers of the field of Physical Education of the School of Physical Education of ESFRID of UFRGS understand the place of the theme evaluation (and its criteria) in the professional formation? This is a qualitative research. The instruments for the construction of this work and search of its objectives will be the bibliographical analysis on school evaluation in physical education and the accomplishment of semi-structured interviews with the teachers of the physical education course of the ESEFID responsible for the disciplines of basic education, , and also those responsible for the orientation of compulsory teaching internships in the three levels of education mentioned. In all, 7 teachers were invited to contribute, where 3 proposed to participate in the research. I conclude that the interviewed teachers understand evaluation as procedural and formative, and that within the curriculum is a component capable of raising positive questions and debates within education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School evaluation | en |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Physical school education | en |
dc.subject | Qualitative research | en |
dc.title | Discursos sobre avaliação escolar e seus critérios : a perspectiva dos professores da ESEFID-UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001082641 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Educación Física (1241)