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dc.contributor.advisorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorAssmann, Alice Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-27T04:05:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187410pt_BR
dc.description.abstractO interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe interest and the choice for the central theme of this study were presented over the process of the vocational training in Licentiate degree in Physical Education, through the different disciplines studied, among them the teaching internship, dialogues and experiences raised on this way. This path has led us to reflect about the gaps concerning Special Education in relation to vocational training in Physical Education. Thus, the objective of this study is to know and reflect on the importance of specific training processes for the field of Special Education in Physical Education. For this, we sought to analyze norms and resolutions that regulate Special Education in Basic Education, as well as, a bibliographical research was used, exposing different results, arguments and discussions of researchers that deal with the subject in question. Based on the evidence and conclusions pointed out in the literature consulted, we defend greater space in the academic curriculum to teaching and learning of reflections about Special Education in the perspective of Physical Education at schools and, why not, in other social spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectPessoa com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleEducação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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