Mostrar el registro sencillo del ítem
Percepção dos estagiários de educação física da ESEFID-UFRGS sobre o ensino do futsal nas aulas de educação física escolar
dc.contributor.advisor | Roessler, Marta Maria Ratenieks | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, João Paulo Pelizzari | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T04:04:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187398 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na área da Educação Física escolar há um amplo espaço para discussões, estes assuntos necessitam de estudos mais amplos referentes ao preconceito, respeito e violência nas aulas. O futsal faz parte da cultura brasileira e sua visibilidade chama a atenção para a sua prática enquanto fenômeno social estabelecendo mudanças no comportamento de seus praticantes. O objetivo do presente estudo foi verificar qual a percepção dos estagiários de Educação Física da ESEFID-UFRGS sobre o ensino do futsal nas aulas de Educação Física escolar. Um questionário aberto de nove perguntas foi aplicado a doze estagiários, os quais atuaram em escolas públicas de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2018. Entende-se a importância de abordar questões de inclusão na formação docente e nas práticas educativas com crianças, na perspectiva de construir uma sociedade mais justa para todas as pessoas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Physical Education’s area there is a wide space for discussions, this matter needs larger studies regarding prejudice, respect and violence in classes. Futsal is part of Brazilian culture and its visibility draws attention to its practice as a social phenomenon establishing changes in the behavior of its practitioners. The objective of the present study was to verify the intern’s perceptions of Physical Education at ESEFID-UFRGS about futsal teaching in school physical education classes. An open questionnaire of nine questions was applied to twelve interns, who worked in public schools in Porto Alegre during the first semester of 2018. It is understood the importance of approaching inclusion issues in teacher training and educational practices with children, in the perspective of building a fairer society for all people. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School physical education | en |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Futsal | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.title | Percepção dos estagiários de educação física da ESEFID-UFRGS sobre o ensino do futsal nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001082767 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Educación Física (1241)