Show simple item record

dc.contributor.authorCorrêa, Ivan Livindo de Sennapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-22T04:07:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-9537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187351pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa resultados de pesquisa sobre o conhecimento de trabalhadores metalúrgicos. A construção e a análise dos dados foram orientadas pelo materialismo histórico e dialético e por revisão bibliográfica pertinente. Foram realizadas observação participante em seis pequenas unidades de produção autônomas, localizadas na região da serra do Estado do Rio Grande do Sul, e entrevistas semiestruturadas com dez metalúrgicos. Concluiu-se que a produção do conhecimento dos entrevistados sobre o seu trabalho constitui um processo contínuo, inter-relacionado e dinâmico entre o patrimônio de conhecimentos escolares, o conhecimento tácito e os desafios enfrentados em situação de trabalho. Identificou-se, também, que os trabalhadores sujeitos da pesquisa realizam as seguintes etapas no seu processo de produção de conhecimento sobre o trabalho: elaboração de problemas, levantamento e teste de hipóteses e, por fim, produção de relatórios. São etapas muito semelhantes àquelas utilizadas no denominado “conhecimento científico”. Há, porém, uma importante diferença: enquanto neste a base para identificação de um problema emerge de referencial teórico prévio; naquele, os trabalhadores tomam como referência a sua experiência individual e coletiva de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses the results of a research on knowledge of metallurgic workers. The data construction and analyses were based on historical and dialectical materialism and on a relevant bibliography literature. Six autonomous small production units were observed in Serra Gaúcha region, in RS state, and semi structure interviews were made with ten metallurgic workers. The conclusion is that knowledge production about work was a continuous, interrelated and dynamic process among the school knowledge patrimony, tacit knowledge and the challenges faced in work situations. It was also identified that the workers subjects of the research do the following stages in their production process/ knowledge about their work: problem elaboration, searching and hypothesis tests and at last, production reports. These stages are very similar to the ones utilized in the so called “scientific knowledge”. There is an important difference notwithstanding: while in the scientific knowledge construction the base for problem identification emerges from a previous theoretical reference, the workers themselves have as reference their own individual and collective experiences of work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho & educação. Vol. 26, n.3 (set./dez. 2017), p. 87-107pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectEducationen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMetalurgica : Processo de trabalhopt_BR
dc.subjectMetallurgic worken
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleA produção de conhecimento de trabalhadores metalúrgicospt_BR
dc.title.alternativeKnowledge production of metallurgic workers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001083207pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record