Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrito Junior, Antonio Barros dept_BR
dc.date.accessioned2018-12-22T04:07:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-1124pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187338pt_BR
dc.description.abstractEm seu romance 2666, Roberto Bolaño apresenta-nos a personagem de Leo Sammer, funcionário nazista encarregado do transporte de trabalhadores e mantimentos para o Reich. Um dia, Sammer recebe por engano quinhentos judeus oriundos da Grécia e destinados aos campos de extermínio. Sem poder devolver os judeus para seu lugar de origem, Sammer recebe a ordem de extermina-lós. A partir deste fato, desdobra-se toda uma dimensão ética da personagem, que será tema deste artigo. Primeiramente, Sammer é comparado à figura histórica de Adolf Eichmann, um proeminente nazista, a fim de avaliar a sua culpa no contexto do regime totalitário. Depois, a orientação ética de Sammer é analisada com base nas ideias Ricoeur, Badiou e Lévinas, considerando questões como o Mesmo, o Outro e a autonomia do sujeito diante do Mal. Por fim, o artigo conclui que o discurso ambivalente da defesa de Sammer, na verdade, é a mera repetição do padrão totalitário do qual ele insistemente tenta se decolar.pt_BR
dc.description.abstractRoberto Bolaño's novel 2666 introduces to the reader Leo Sammer, a Nazi official who was in charge of the transportation of workers and supplies for the Reich. All of a sudden, Sammer receives by mistake a shipment of a five hundred jews coming from Greece and a few days later the order to exterminate them. This episode and this ethical consequences yield the present article. First of all, Sammer is compared to Adolf Eichmann, a proeminent member of the Nazi Party, in order to evaluate Sammer's responsability and guilty in the context of the totalitarian regime. Secondly, the ethical orientation of Sammer is seen from the perspective of Ricoeur's, Badiou's and Lévina's respective ideas concerning the Self, the Other and the autonomy of the individual facing the Evil. Finally, the article affirms that the ambivalent discorse of Sammer is, in fact, the repetition of the totalitarian pattern from which he persistently tries to detach himself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCriação & crítica. São Paulo, SP. N. 21 (2018), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBolaño, Roberto, 1953-2003. 2666 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectTotalitarianismen
dc.subjectTotalitarismopt_BR
dc.subjectRoberto Bolañoen
dc.subjectLiteratura chilenapt_BR
dc.titleA trajetória de Leo Sammer em 2666, de Roberto Bolaño : notas sobre ética, autonomia e responsabilidadept_BR
dc.title.alternativeThe trajectory of Leo Sammer in Roberto Bolaño's 2666 : notes on ethics, autonomy and responsabilityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001082303pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples