Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
In formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technology
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem ...
Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes. ...
Abstract
This article aims to analyze the changes in the design and forms of interaction of a group of teachers who worked in two or more axes in Education Course - Degree in Distance Mode of UFRGS (PEAD). The study was conducted in a qualitative perspective, using Piaget's theoretical construct of awareness. Data collection was conducted from a survey of the records of interactions in virtual learning environments, especially the discussions in the forums, and feedback on the activities developed by th ...
This article aims to analyze the changes in the design and forms of interaction of a group of teachers who worked in two or more axes in Education Course - Degree in Distance Mode of UFRGS (PEAD). The study was conducted in a qualitative perspective, using Piaget's theoretical construct of awareness. Data collection was conducted from a survey of the records of interactions in virtual learning environments, especially the discussions in the forums, and feedback on the activities developed by the students. The data were complemented by semiestruradas interviews with teachers who participated in the study. The analysis was performed according to four levels of consciousness making. We concluded that the course provided an opportunity of interaction experiences, mediated by digital technology, which, in turn, promoted advances in the conceptualization of teachers and building learning networks that have been incorporated into their teaching practices. The teachers started using forums, chat rooms, social networks and virtual room of the University for more interaction also in classroom courses. A from the experiences of the PEAD, identify, in the words of teachers, indicative behaviors making awareness related to reconstruction and expansion of the use of networks. ...
Contido em
Paidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License