Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2018-12-22T04:06:52Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-6109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187327pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the changes in the design and forms of interaction of a group of teachers who worked in two or more axes in Education Course - Degree in Distance Mode of UFRGS (PEAD). The study was conducted in a qualitative perspective, using Piaget's theoretical construct of awareness. Data collection was conducted from a survey of the records of interactions in virtual learning environments, especially the discussions in the forums, and feedback on the activities developed by the students. The data were complemented by semiestruradas interviews with teachers who participated in the study. The analysis was performed according to four levels of consciousness making. We concluded that the course provided an opportunity of interaction experiences, mediated by digital technology, which, in turn, promoted advances in the conceptualization of teachers and building learning networks that have been incorporated into their teaching practices. The teachers started using forums, chat rooms, social networks and virtual room of the University for more interaction also in classroom courses. A from the experiences of the PEAD, identify, in the words of teachers, indicative behaviors making awareness related to reconstruction and expansion of the use of networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectPedagogy course in the distanceen
dc.titleFormação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digitalpt_BR
dc.title.alternativeIn formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technologyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001083164pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem