Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Notes on a thought by image: from visual discourse to the image as fall
Assunto
Resumo
No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar ...
No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento. ...
Abstract
This paper presents a discussion on the notion of image starting with the photograph that became known as The Falling Man, made during the 9/11 attack in New York. This reflection takes the system of the anthropological imaginary as an underlying perspective of the questions about the existence of a thought by image. The text begins by exploring the scope of the perspective of visual discourse and the limits of taking the image as an argument and arrives to point the need to add elements of ima ...
This paper presents a discussion on the notion of image starting with the photograph that became known as The Falling Man, made during the 9/11 attack in New York. This reflection takes the system of the anthropological imaginary as an underlying perspective of the questions about the existence of a thought by image. The text begins by exploring the scope of the perspective of visual discourse and the limits of taking the image as an argument and arrives to point the need to add elements of image theory to discussion in the case of photographs that will become themselves an event. ...
Contido em
Ícone : revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 225–239
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Sociais Aplicadas (4037)
Este item está licenciado na Creative Commons License