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dc.contributor.advisorLaan, Regina Helena van derpt_BR
dc.contributor.authorFragoso, Juliane Görgenpt_BR
dc.date.accessioned2010-03-11T04:14:06Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18705pt_BR
dc.description.abstractEstudo avaliativo sobre cabeçalhos de assunto utilizados na indexação da biblioteca setorial da Escola de Administração da UFRGS. A avaliação é realizada no tocante à pertinência da indexação, atualidade e representatividade dos cabeçalhos em relação à terminologia corrente da área e utiliza como amostra os termos da subárea de Recursos Humanos. Como corpus textual, o estudo utiliza periódicos de circulação nacional com conceito A no QUALIS da CAPES, e os anais do EnANPAD, evento destacado na área de Administração. O corpus de pesquisa inclui termos extraídos do título, resumo e palavras-chave dos artigos, cuja cobertura temporal compreendeu o período de 2000 a 2005. A metodologia de pesquisa qualitativa constituiu-se em uma interface entre o estudo de caso e a pesquisa terminológica, embasada na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). Apresenta a proposta de uma metodologia para construção de cabeçalhos de assunto. Conclui com apreciações acerca da contribuição da pesquisa terminológica no auxílio à construção de linguagens documentárias.pt_BR
dc.description.abstractEvaluative study on the subject headings used in the indexing at the library of the School of Administration at UFRGS. It carries out the evaluation of the relevance of the indexing, the updateness and representativity of the subject headings used in relation to the current terminology of this field of study. It also uses terms of the subarea of Human Resources as samples. As its textual corpus, it uses serial publications of national scope, which have received an A in QUALIS evaluation by CAPES; also, the Proceedings of the EnANPAD, an important event in the field of Administration. The research corpus includes terms extracted from titles, abstracts and keywords of the articles, which cover the 2000-2005 time span. The methodology used to conduct the qualitative research was devised from an interface between case study and terminology research, based on the Communicative Theory of Terminology (TCT). It suggests a methodology for the construction of subject headings. It concludes with a critical appraisal of the contribution of terminology research as an aid for the construction of documentary languages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCabeçalho de assuntopt_BR
dc.subjectDocumentary languagesen
dc.subjectLinguagem documentáriapt_BR
dc.subjectSubject headingsen
dc.subjectTerminologyen
dc.titleCabeçalhos de assunto : estudo avaliativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591929pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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