Identificação dos pontos críticos processuais da cadeia produtiva do lombo suíno a partir das necessidades do consumidor do Estado do Rio Grande do Sul
Fecha
2010Autor
Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente dissertação procurou identificar, por meio de revisão de literatura, entrevista com especialistas e pesquisa de mercado, atributos do lombo suíno considerados importantes para o consumidor gaúcho. A pesquisa de mercado foi realizada através de survey via internet e obteve uma amostra de 392 consumidores, sendo que 50,8% pertencentes ao sexo masculino, 49,2% do sexo feminino e com idade predominante entre 21-30 anos (49,2%). Os resultados auferidos indicam que os consumidores gaúchos ...
A presente dissertação procurou identificar, por meio de revisão de literatura, entrevista com especialistas e pesquisa de mercado, atributos do lombo suíno considerados importantes para o consumidor gaúcho. A pesquisa de mercado foi realizada através de survey via internet e obteve uma amostra de 392 consumidores, sendo que 50,8% pertencentes ao sexo masculino, 49,2% do sexo feminino e com idade predominante entre 21-30 anos (49,2%). Os resultados auferidos indicam que os consumidores gaúchos almejam um lombo suíno mais suculento, com menor fibrosidade, em porções menores nos pontos de venda e com maior diversidade de preparo. Também se identificou a importância da criação dos animais dentro das práticas de bem-estar animal e que são necessárias ações que visem melhorar a imagem do produto em termos de confiança e segurança alimentar. Na etapa seguinte, através de entrevistas com especialistas e com auxílio de uma matriz modificada do Desenho da Cadeia da Demanda (DCD) de Canever (2007), foram identificados os pontos críticos processuais que merecem maior atenção na cadeia produtiva estudada, no intuito de propor melhorias aos atributos identificados anteriormente. Os resultados apontam como pontos críticos processuais na cadeia produtiva integrada do lombo suíno os respectivos setores e ações: i) setor de produção: manejos dos animais em fase de crescimento/terminação e seleção genética; ii) transporte dos animais: cuidados operacionais e adequação do veículo; iii) setor de processamento: abate humanitário e embalagem; iv) setor de distribuição: campanha de informação ao consumidor e ações promocionais. ...
Abstract
The present dissertation has sought to identify through literature rummage, interviews with experts and market research, attributes of pork loin considered "important" for the “Gaúcho” consumer. Market research has been conducted through survey via the Internet and has obtained answers of 392 consumers, of which 50.8% were male and 49.2% female, predominantly aged between 21-30 years (49.2 %). The results received indicate that “Gaúcho” consumers wish a juicier pork loin, with less fibrousness ...
The present dissertation has sought to identify through literature rummage, interviews with experts and market research, attributes of pork loin considered "important" for the “Gaúcho” consumer. Market research has been conducted through survey via the Internet and has obtained answers of 392 consumers, of which 50.8% were male and 49.2% female, predominantly aged between 21-30 years (49.2 %). The results received indicate that “Gaúcho” consumers wish a juicier pork loin, with less fibrousness in smaller portions at points of sale and greater diversity of preparation. It has also identified the importance of breeding animals using practices in which are included animal welfare, being necessary actions to improve the product’s image in terms of trust and food safety. In the next stage, by interviewing experts and with the aid of a modified matrix of Design Chain Demand (DCD), from Canever (2007), it has been identified the critical procedural points that deserve more attention in the supply chain studied, in order to propose improvements to the attributes identified above. In summary, the results indicate as critical procedural points in the integrated pork loin supply chain the following sectors and actions: i) production sector: management of growing animals/finishing and genetic selection, ii) animals transportation: operational care and vehicle adequacy, iii) processing sector: packaging and humanitarian slaughter; iv) distribution sector: information campaign and promotional strategies. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
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