Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorCorrales, Maria Eunice Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2010-03-05T04:14:46Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18627pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia trata de um estudo feito com adultos médios que, conforme a classificação de Juan Mosquera são aqueles indivíduos que estão na faixa etária entre 40 e 65 anos. O foco deste trabalho é elucidar as razões, os motivos que levam esses adultos a procurarem uma aprendizagem musical nesta fase de suas vidas. O método que foi utilizado nesta pesquisa é o qualitativo. Foram selecionados seis adultos para serem entrevistados, três homens e três mulheres. As entrevistas foram individuais, gravadas com a anuência dos entrevistados, para posterior análise. Quatro dos entrevistados ainda atuam no mercado de trabalho, uma é aposentada e outra é dona de casa. Cada um deles com suas características individuais, suas preferências, suas histórias e vivências pessoais. Uma coisa percebeu-se em comum a todos eles: todos amam a música e fazem qualquer sacrifício para poderem usufruí-la. A partir das respostas obtidas constatou-se que a prática musical traz uma contribuição muito significativa na qualidade de vida de todos os entrevistados. No transcorrer das entrevistas ficou claro que as pessoas consideram que não existe um limite de idade que impeça o adulto de procurar uma aprendizagem musical, basta ter vontade, sensibilidade e amor pela música.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper is a study with average adults, which according to Juan Mosquero’s classification, are those between 40 and 65 years-old. The purpose of this study is to expose the reasons and motives why these individuals seek music education at this point of their lives. The qualitative method was used on this study. Six adults, three men and three women, were selected to be interviewed. The interviews were held individually and recorded with the permission of the interviewed for further analyses. Four of the subjects are currently working, one is already retired and another is a housewife. Each one of them has its own personal characteristics, preferences and personal history and experiences. It was noticeable that, despite their differences, they had one thing in common: their love for music and the willingness to make any sacrifices necessary in order to enjoy it. The answers given showed that practicing music has a significant contribution on the quality of live of those interviewed. During the interviews it was made clear that people believe that there is no age limit for adults to start the learning of music. The only things necessary are the willingness to do so, sensibility and the love for music.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectAverage adulten
dc.subjectMotivationen
dc.titleEducação musical na maturidade : um estudo com adultos médiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000727498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem