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dc.contributor.advisorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.contributor.authorCorreia, Samantha Amélia de Souza Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-11T02:38:10Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/186093pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo da presente dissertação foi estudar o flow. Para isso, dois estudos foram realizados. O primeiro estudo teve como objetivo adaptar a LONG Dispositional Flow Scale DFS-2 - General para o Português Brasileiro e investigar algumas evidências de validade do instrumento nesta população. Esse primeiro estudo foi dividido em duas etapas. A primeira foi o processo de tradução e adaptação da escala. A segunda etapa foi a realização de um estudo empírico. Os participantes foram uma amostra nacional de 310 adultos (77,4% mulheres), com idade entre 18 e 63 anos (M = 31, DP = 9,1). Parâmetros de análise fatorial confirmatória do modelo de Jackson (2010) com nove fatores de primeira ordem e com um fator de segunda ordem (flow) com os mesmos nove fatores de primeira ordem foram apresentados. Também foi apresentado um novo modelo proposto com seis fatores, e também um fator de segunda ordem dos mesmos. A DFS-2 geral apresentou propriedades psicométricas adequadas, sugerindo sua utilidade na avaliação do flow no contexto brasileiro. Os resultados também mostram correlações entre flow e outras variáveis (satisfação com a vida, afetos e estresse). O segundo estudo foi uma revisão sistemática que objetivou apresentar um panorama das publicações científicas sobre instrumentos psicológicos utilizados na Avaliação Psicológica do Estresse entre 2008 e 2015. Os resultados mostram as bases de dados, número de resumos e artigos incluídos e os instrumentos mais utilizados para mensurar o estresse. As conclusões da presente dissertação mostram a importância da freqüência de flow na promoção da satisfação com a vida e afetos positivos e na prevenção ou redução do estresse na vida diária.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of the present dissertation was studying flow. In order to do so, two studies were conducted. The first study aimed to adapt the LONG Dispositional Flow Scale DFS-2 – General to Brazilian Portuguese and to investigate some validity evidences of the instrument in this population. This study was divided into two steps. The first one was the process of translation and adaptation. The second stage was the conduction of an empirical study. Participants were a nationwide sample of 310 adults (77.4% female), aged 18 to 63 years old (M= 31, SD= 9.1). Confirmatory factor analysis parameters of the Jackson (2010) model with nine first order factor and with a second order Flow factor with the same nine first order factors were presented. Also a new proposed model with six factor, with also a second order Flow factor are reported. General DFS-2 presented adequate psychometric properties, suggesting its usefulness in evaluating flow in the Brazilian context. The results also show correlations between flow and other variables (satisfaction with life, affects and stress. The second study was a sistematic review that aimed to present an overview of the scientific publications about psychological instruments used at Psychological Assessment of Stress between 2008 and 2015. Results show the ued databases, number of abstractas and papers included and the most used instruments to measure stress. The conclusions of this dissertation show the importance of flow frequency on the promotion of satisfaction with life and positive affects and on the prevention or reduction of stress in daily life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFlowen
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectStressen
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectScaleen
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectPositve psychologyen
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.titleFlow, bem-estar subjetivo, estresse e suas relações em adultos brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001072873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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