Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
Fecha
2018Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais das fotografias do espaço urbano brasileiro, em 39 LDG’s de meados do anos 1930 até 2017 para entendermos como são mostradas as suas fotografias, como elas revelam as transformações deste espaço urbano e de que maneira elas auxiliam no ensino de Geografia. Em 2015, 10 professo ...
Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais das fotografias do espaço urbano brasileiro, em 39 LDG’s de meados do anos 1930 até 2017 para entendermos como são mostradas as suas fotografias, como elas revelam as transformações deste espaço urbano e de que maneira elas auxiliam no ensino de Geografia. Em 2015, 10 professores (autores, pareceristas e pesquisadores do LDG) responderam um questionário, que nos auxiliou a entender o sentido da escolha por determinadas fotografias nos LDG’s e seu potencial didático no ensino de Geografia. E em 2018; por meio de atividades de análise de fotografias; buscamos compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas que moldam o espaço urbano brasileiro. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná. A metodologia utilizada nesta tese, baseou-se em revisão bibliográfica, atividades de análise de fotografias e questionários. As fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas e estas aliadas aos conceitos geográficos trará um maior sentido a sua prática docente. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformarem em conhecimento geográfico. ...
Abstract
This thesis seeks to reflect on the meanings of the photos of the Geography didactic books (GDB's) and the important role that this instrument has so much used in the educational process. We analyzed the visual aspects of the photographs of the brazilian urban space in 39 GDB's from the mid 1930s through 2017 to understand how their photographs are shown, how they reveal the transformations of this urban space and how they assist in the teaching of Geography. In 2015, 10 teachers (authors, refe ...
This thesis seeks to reflect on the meanings of the photos of the Geography didactic books (GDB's) and the important role that this instrument has so much used in the educational process. We analyzed the visual aspects of the photographs of the brazilian urban space in 39 GDB's from the mid 1930s through 2017 to understand how their photographs are shown, how they reveal the transformations of this urban space and how they assist in the teaching of Geography. In 2015, 10 teachers (authors, referees and researchers of the GDB) answered a questionnaire, which helped us to understand the sense of choice for certain photographs in GDB's and their didactic potential in Geography teaching. And in 2018; by means of photo analysis activities; we sought to understand how they could stimulate the student to reflect on the dynamics that shape brazilian urban space. The activities were carried out with 55 students of the public network of the state of Paraná. The methodology used in this thesis was based on bibliographic review, photo analysis activities and questionnaires. GDB photographs are an important resource for the teacher in the construction of geographic concepts, enabling students to be actors of social transformation in school and in the geographic space of their cities. By adopting the photographic language the Geography teacher will be contributing to the construction of more meaningful learning and these allied to the geographic concepts will bring a greater sense to his teaching practice. Therefore it is imperative that the Geography teacher brings the student closer to didactic approaches that use photographs, so that curiosity and reflection can manifest themselves and gradually become geographic knowledge. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7540)Geografía (848)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License