Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Mateus Matiuzzi dapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Glória Maria Pintopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T02:44:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185979pt_BR
dc.description.abstractA escola do campo é um espaço que favorece a interlocução de saberes, contribuindo para a formação humanista e científica do jovem campesino através do ensino orientado para a sociedade. O estudo tem como objetivo identificar e discutir processos dialógicos utilizadas pelos professores no ensino de Microbiologia na escola do campo. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa em razão do uso de elementos como: a fala cotidiana dos sujeitos, observação, registro e análise dos fatos, número, frequência e intensidade dos comportamentos dos indivíduos envolvidos. O instrumento de coleta foi o questionário utilizado junto aos alunos do 2º ano do ensino médio (234) e professores de Biologia (11) de 09 escolas do campo. A partir da perspectiva freiriana, os resultados apontam a prática pedagógica docente como uma dinâmica em construção, requerendo um aprofundamento teórico frente a realidade do campo, porém o professor destaca, no seu discurso, a importância da escuta, da discussão e da reflexão, possibilitando a transformação da realidade mediada pelo diálogo. Quanto ao ensino de Microbiologia há predomínio de aula expositiva e uso do livro didático. São pontuadas dificuldades estruturais, falta de insumos e apoio insuficiente da gestão para viabilizar atividades práticas, no entanto, alunos e professores, mesmo não tendo essa atividade, referem ser essa modalidade mais motivadora, dinâmica e significativa para o estudo dos microrganismos. Há inserção da universidade nesse espaço educacional, através de cooperação e apoio a formação do jovem no campo, seja através da partilha de espaços de aprendizagem para os alunos do ensino médio, seja na capacitação e atualização dos professores e na produção conjunta de materiais instrucionais que deem sentido ao conteúdo da Microbiologia no cotidiano do campo. Acreditamos que esse aceno, contribuirá para o processo de reflexão do ensinar e aprender nas escolas do campo.pt
dc.description.abstractThe rural school is a space that favors the interlocution of knowledge, contributing to the humanistic and scientific formation of the young peasant through the teaching oriented to the society. The objective of this study is to identify and discuss the dialogic processes used by teachers in the teaching of microbiology in the rural school. This is a descriptive study, with a quantitative and qualitative approach based on the use of elements such as: everyday speech of subjects, observation, recording and analysis of the facts, number, frequency and intensity of the behaviors of the individuals involved. The collection instrument was the questionnaire used with the students of the second year of high school (234) and teachers of Biology (11) of 09 schools in the field. From the perspective of Freire, the results point to the teaching pedagogical practice as a dynamic in construction, requiring a theoretical deepening of the reality of the field, but the teacher emphasizes in his speech the importance of listening, discussion and reflection, making possible the transformation of reality mediated by dialogue. Regarding the teaching of Microbiology there is a predominance of expository class and use of textbooks. Structural difficulties, lack of inputs and insufficient support of management to make practical activities feasible, however, students and teachers, even without this activity, point out that this modality is more motivating, dynamic and significant for the study of microorganisms. There is insertion of the university in this educational space, through cooperation and support the training of the young in the field, either through the sharing of learning spaces for high school students, or in the training and updating of teachers and joint production of instructional materials that the Microbiology content in the daily life of the field. We believe that this nod will contribute to the reflection process of teaching and learning in rural schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMicrobiology Teachingen
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountry Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.titleProcesso dialógico no ensino de microbiologia na escola do campopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001081861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record