Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBauermann, Laurapt_BR
dc.contributor.authorUmann, Jair Felipe Bonattopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-05T02:43:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-5370pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185850pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis article is based on reflections about an educational practice involving learning with inspiration in the festival of Maçambique that takes place in the city of Osório/RS. Through the study we aim to discuss the structuring of a dance learning space that allows the construction of movements, at the body, impregnated with the stories and symbols that make up the cultural manifestation in question. Thus, we Investigate how this practice can result in the expression of movements that are generated by how each subject organizes itself related to the references of Maçambique that are accessed during an activity. Finally, we discuss some epistemological issues that permeate this perspective of body and learning.en
dc.description.abstractEl presente artículo fue construido a partir de las reflexiones acerca de una práctica educativa que implica El aprendizaje com inspiración em La fiesta Del Maçambique de la ciudad de Osório/RS. En la pesquisa se objetiva discutir sobre La estructuración de um espacio de aprendizaje de danza que posibilite La construcción de movimientos, em el cuerpo, impregnados de las historias y símbolos que componen La manifestación cultural em cuestión. Así, se ha investigado cómo esta práctica puede resultar em la expresión de movimientos que son generados por la forma en que cada sujeto se organiza frente a las referencias del Maçambique que son accedidas durante La actividad. Por último, se discute algunas cuestiones epistemológicas que permean esta perspectiva de cuerpo y aprendizaje.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./set. 2018), p.382-395pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular danceen
dc.subjectDança popularpt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDanzas populareses
dc.subjectCuerpoes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleDeambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambiquept_BR
dc.title.alternativeWandering between symbols and bodies: an educational practice in dance inspired by maçambiqueen
dc.title.alternativeDeambulando entre símbolos y cuerpos: una práctica educativa en danza inspirada por el maçambiquees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079369pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples