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dc.contributor.authorNervis, Leandro Oliviopt_BR
dc.contributor.authorNunez, Washington Perespt_BR
dc.date.accessioned2018-11-30T02:42:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1415-6229pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185273pt_BR
dc.description.abstractOs pavimentos com revestimento primário devem ser construídos a baixos custos e, ao mesmo tempo, apresentar também desempenho satisfatório quando submetidos às ações do tráfego e do clima. Sempre que possível, é preferível a utilização de materiais naturais disponíveis na região de entorno da obra, condicionada à viabilidade técnica, econômica e ambiental de sua aplicação. Neste artigo, é apresentado o resultado da avaliação do desempenho do revestimento primário de um trecho experimental implantado em Santana do Livramento-RS, Brasil. A região está inserida na unidade geomorfológica denominada de Depressão Central, numa formação geológica composta de arenito médio a fino, com subleito constituído de solo arenoso. Duas seções experimentais A e B foram estudadas. A primeira foi composta de uma mistura de dois solos e a segunda composta de uma mistura de solo com agregado natural de arenito. Foram efetuadas medições das deflexões do subleito e da pista pronta com utilização de viga Benkelman. Foram realizados ensaios de caracterização dos materiais (difratometria de raio-X, granulometria, peso específico dos grãos, limites de Atterberg e classificação MCT), ensaios para a avaliação da resistência ao desgaste e durabilidade do agregado de arenito (abrasão Los Angeles, sanidade e alteração de rochas água-estufa), ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia – ISC, de cisalhamento direto e triaxiais de carga repetida para a obtenção de módulos de resiliência. Na avaliação do desempenho do trecho experimental foi monitorada a evolução de alguns defeitos típicos para o tipo de via (afundamento de trilha de roda, ondulações, buracos, atoleiros, perda de abaulamento, perda de espessura de revestimento e sulcos de erosão). Os resultados obtidos demonstraram que a seção A apresentou baixíssima durabilidade, não sendo recomendada sua aplicação futura. A seção B apresentou melhor desempenho, porém sua eventual aplicação futura deve ser precedida de uma avaliação de custo-benefício em comparação a outras possíveis alternativas.pt_BR
dc.description.abstractThe unsurfaced gravel roads should be built at low cost and, at the same time, also present a satisfactory performance when subjected to traffic and weather conditions. Whenever possible, preference should be given to the use of natural materials available in the surrounding area of the work, subject to technical, economic and environmental feasibility of their application. This paper presents the results of the assessment of the performance of an experimental stretch deployed in the town of Santana do Livramento, Brazil. The region is inserted into the geomorphological unit called the Central Depression, a geological formation composed of medium to fine sandstone with subgrade composed of sandy soil. Two experimental sections A and B were studied. The first consisted of a mixture of two soils and the second made up of a soil mixture with weathered sandstone. Deflection measurements were made of the subgrade and ready track with use of Benkelman beam. Characterization tests were conducted on materials (X-ray diffraction, grain size distribution test, particle density, Atteberg limits and classification MCT), tests for the evaluation of wear resistance and durability of weathered sandstone (Los Angeles abrasion test, sulfate soundness test and wet/dry cycles), compaction tests, California Bearing Ratio – CBR, direct shear and repeated load triaxial to obtain resilient modulus. In the evaluation of the performance of the experimental stretch, the evolution of some defects typical for the type of route was monitored (wheel track sinking, corrugations, potholes, bogs, loss of cross-section slope, thickness loss of wearing course and erosion channels). The results showed that Section A had very low durability, not recommended its future application. Section B performed better, but its possible future application must be preceded by a cost-benefit assessment compared to other alternatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTecno-lógica. Santa Cruz do Sul. vol. 21, n. 2 (2017), p. 91-102pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary coatingen
dc.subjectRevestimento primáriopt_BR
dc.subjectRodovias não pavimentadaspt_BR
dc.subjectUnsurfaced gravel roadsen
dc.subjectSoil-aggregates mixturesen
dc.titleAplicação de camadas compostas de misturas de arenito decomposto e solos em pavimentos com revestimento primáriopt_BR
dc.title.alternativeAplication of layers composed of mixtures of weathered sandstone and soils in unsurfaced gravel roads en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001068657pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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