Show simple item record

dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2018-11-28T02:45:11Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0719-2681pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185121pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between theory and practice in teacher education, defending the premise that teachers build pedagogical knowledge. Theoretical possibilities raised by theories of Pedagogical Content Knowledge (Lee Shulman) and History Didactics (Luis Fernando Cerri) are compared and discussed on the analysis of a project involving university teachers, basic school teachers and university students. To expand knowledge about the topic helps to think about the role of university professor from more collective perspective, rebuilding the tension between theory and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDiálogo andino. Arica Chile. N. 53 (jun. 2017), p. 117-126pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory teachers educationen
dc.subjectPedagogical content knowledgeen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistory didacticsen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleConhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a práticapt_BR
dc.title.alternativePedagogical content knowledge and history teachers’ education : contributions for theoryand practiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079100pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record