Show simple item record

dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorDias, Thaís Irenept_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:45:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185036pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como proposta responder ao questionamento central: Será que está ocorrendo um declínio na participação das pessoas em relação ao uso do Facebook? Em caso positivo, quais os motivos que sustentam esse acontecimento? Para tal, partiu-se de uma revisão bibliográfica sobre tecnologias da informação e comunicação, redes sociais e o Facebook em si. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, a entrevista em profundidade foi escolhida como método principal deste trabalho. Através de 11 entrevistas com roteiro semi estruturado, foi possível verificar que houve um declínio no uso do Facebook, mas que boa parte dos respondentes não possuem intenções em deixar de usar a rede social a curto prazo; porém, caso surja uma nova rede social que atenda as necessidades de cada usuário, é provável que os mesmos deixem de usar o Facebook no longo prazo. Como método complementar, observou-se, através da análise descritiva das publicações realizadas durante o mês de março de 2017 e março de 2018 em duas fan pages, que o engajamento dos seguidores com essas páginas aumentou de um ano para o outro. Com base nisso, depreende-se que, apesar do uso dos entrevistados estar diminuindo por diferentes motivos, a interação dos usuários com as fan pages analisadas aumentou.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to answer the main question: Is there a decline in people's participation in Facebook? If so, what are the reasons for this event? To do so, was started a bibliographic review on information and communication technologies, social networks and Facebook itself. This is an exploratory research, the in-depth interview was chosen as the main method for this work. Through 11 interviews with semi structured script, it was possible to verify that there was a decline in the use of Facebook, but that a good part of the interviewed do not intend to stop using the social network in the short term; however, if a new social network that meets with the needs of each user arises, they are likely to stop using Facebook in the long-term. As a complementary method, it was observed, through the descriptive analysis of the publications made during the month of March 2017 and March 2018 in two fan pages, that the engagement of the followers with these pages increased from one year to the next. Based on this, it is apparent that, although the use of the interviewees is decreasing for different reasons, the interaction of the users with the analyzed fan pages increased.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do usuáriopt_BR
dc.subjectSocial Networksen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.titleAnálise do comportamento dos usuários em relação ao uso do facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001080491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record