Desenvolvimento de competências a partir do trabalho vonluntário em ONGs sediadas na Escola de Administração da UFRGS
dc.contributor.advisor | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Leitemperger, Rafael Brazil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T02:44:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/185018 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho voluntário tem sido cada vez mais valorizado como diferencial competitivo por parte de organizações que apoiam projetos sociais. Afinal, os projetos envolvendo trabalho voluntário são capazes de desenvolver competências através de vivências práticas. O desenvolvimento de competências ao longo da vida é uma resposta necessária aos permanentes desafios da inovação e de mudanças que ocorrem diariamente no mercado de trabalho. Considerando os aspectos acima elencados, o estudo em questão buscou identificar o desenvolvimento de competências a partir do trabalho voluntário em ONGs sediadas na Escola de Administração da UFRGS. Para isso, inicialmente, foram apresentadas questões relacionadas ao voluntariado, competências e aprendizado e desenvolvimento de competências. Posteriormente, foi realizada pesquisa com voluntários pertencentes às ONGs sediadas na Escola de Administração da UFRGS. Foram selecionados nove sujeitos de diferentes áreas de atuação para participarem do estudo, objetivando identificar e analisar suas experiências, ideias e opiniões a respeito do tema. Trata-se de um estudo qualitativo e a técnica para a coleta de dados utilizada foi a entrevista em profundidade, com uso de um roteiro semi estruturado. A análise foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir, após as devidas análises, que a participação no voluntariado, segundo os entrevistados, desenvolve competências através do relacionamento em grupo e vivências práticas, sejam elas: liderança, visão sistêmica, trabalho em equipe e comunicação. Foram identificados fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem e o desenvolvimento de competências pelos voluntários. Entre os fatores que facilitam, pode-se citar: a transparência, o espírito de equipe e a interação com outras pessoas dentro das ONGs. Entre os fatores apresentados que dificultam, podemos citar: dificuldade de aprender algo que não seja interesse do indivíduo e a sobrecarga de atividades exercidas. Todos os entrevistados entendem que a sua participação nas ONGs foram importantíssimas para o seu desenvolvimento, possibilitando que se tornassem pessoas mais qualificadas diante das suas capacidades. | pt |
dc.description.abstract | Voluntary work has been increasingly valued as a competitive advantage by organizations that support social projects. These projects are capable of developing skills through practical experiences. The development of skills throughout life is a necessary response to the ongoing challenges of innovation and changes that occur daily in the labor market. Considering the aspects referred above, the study in question pursue to identify the development of skills from volunteer work in NGOs located at the School of Administration of UFRGS. For this, first, the theoretical reference approach issues related to volunteering, skills and learning and skills development. Subsequently, the research was achieved with NGOs volunteers based in the School of Administration of UFRGS. Nine subjects from different areas of expertise were selected to participate in the study, aiming at identifying and analyzing their experiences, ideas and opinions regarding the theme. In order to qualify the investigation of the proposed theme, a qualitative case study was used. The technique for the data collection used was the in-depth interview, with the use of a semi-structured script. The analysis was performed using the content analysis technique. It was possible to conclude that participation in volunteering, according to the interviewed, develops skills through group relationships and practical experiences, as leadership, systemic vision, teamwork and communication. Factors that facilitate and hinder learning and skills developed by volunteers have been identified. Among the facilitating factors, were mentions: transparency, team spirit and interaction with other people within NGOs. Among the factors that present difficulties, were mention: difficulty in learning something that is not of interest to the individual and the overload of activities performed. The interviewed understand their participation in NGOs was very important for their development, enabling them to become more qualified people against their capacity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração | pt_BR |
dc.subject | Volunteer Work | en |
dc.subject | Skills | en |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Trabalho voluntário | pt_BR |
dc.subject | Organização não governamental | pt_BR |
dc.subject | Setor público | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências a partir do trabalho vonluntário em ONGs sediadas na Escola de Administração da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001080326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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