Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKirch, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorFontoura, Sérgio Tenório Winkelmann Borre Cuty dapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185006pt_BR
dc.description.abstractPara que um empreendedor tenha sucesso, é preciso conhecer o setor no qual pretende inserir-se, buscando sempre conhecer os indicadores financeiros das empresas que já atuam no mercado, bem como inteirar-se sobre a realidade das empresas fornecedoras. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os indicadores financeiros das microcervejarias que podem refletir no surgimento de lojas especializadas na venda de cerveja. A pesquisa foi realizada utilizando os indicadores financeiros de três cervejarias artesanais de Porto Alegre e comparando-os com os das grandes cervejeiras do Brasil, AmBev e Heineken. Após a análise, foi feita uma comparação com o surgimento, nos últimos dez anos, em Porto Alegre, de lojas especializadas na comercialização dessa bebida. Como resultado geral, o estudo identificou que as microcervejarias artesanais possuem bons indicadores frente às grandes cervejarias e que há uma possível ligação entre os bons indicadores financeiros e o surgimento de lojas especializadas nesse ramo, mas o resultado não pode ser conclusivo, devido ao baixo número de cervejarias utilizadas para o levantamento.pt
dc.description.abstractFor an entrepreneur to succeed you have to know the industry you want to enter, always seeking to meet the financial indicators of the companies that already operate in the market, as well as meet the reality of supplier companies. This study aims to analyze how the financial indicator of microbreweries may reflect the emergence of specialty stores selling beer. The survey was conducted using the financial indicators of three craft breweries of Porto Alegre and the comparing with the big brands of Brazil, AmBev breweries and Heineken. After this review was made a comparison with emergence of specialty shops in Porto Alegre in the last 10 years. As a result general, it was identified that the craft breweries have good indicators against the big breweries and a possible link between the good financial indicators and the emergence of specialist shops, but the result cannot be conclusive in front of the low number of breweries used for the survey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBreweryen
dc.subjectCervejariaspt_BR
dc.subjectIndicadores financeirospt_BR
dc.subjectSpecialist shopsen
dc.subjectLojaspt_BR
dc.subjectFinancial indicatorsen
dc.titleIndicadores financeiros das cervejarias artesanais e o surgimento de lojas do ramo em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001080455pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples