Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorCramer, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184974pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organizacional a partir da ótica dos pesquisados; e as ações relacionadas ao ambiente organizacional que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. Para desenvolver este estudo qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado, elaborado a partir dos objetivos específicos e do referencial teórico. Participaram do estudo oito profissionais que trabalham em agências de publicidade como designers gráficos. Realizada a análise das entrevistas, foi constatado que tanto o ambiente físico, quanto o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia influenciam a qualidade e o desempenho do designer, pois são fatores que inibem ou influenciam a criatividade desses profissionais. Destacou-se em segundo plano o sentimento de falta de autonomia na decisão das peças e campanhas. Ainda, com essas constatações, foram desenvolvidas sugestões de ações que oportunizem o processo de criação do designer gráfico.pt
dc.description.abstractThe purpose of following paper is to understand how the organizational environment interferes in the quality and in the performance of a graphic designer working in publicity agencies. Three macrocategories, previously defined, were established for the exam, considering the goals of the study. They are: the activities developed by the graphic designer in the agencies; the organizational environment by the point of view of the subjects; and the actions related to the organizational environment that may opportunize the creation process of the graphic designer. There are factors that may favor or hamper the creative process of those professionals. In order to develop this study, a technique of dada collection was used, through interviews based on a semi structured script, written upon the specific goals and of the theoretical reference. Eight professionals that work in publicity agencies as graphic designers participated of the study. Do to the analysis of the interviews, it was found that the physical environment, as well as the relationship with the coworkers and with the boss, influence the quality and the performance of the designer, because those are factors that hamper or influence the creativity of the professionals. In a second place, drew attention the feeling of lack of autonomy to make decisions about pieces and campaigns. Besides, with those findings, suggestions for actions were developed, that can opportunize the creation process of the graphic designer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectGraphic designeren
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAgência de publicidadept_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectProfissional de mídiapt_BR
dc.subjectOrganizational environmenten
dc.subjectPublicity agencyen
dc.titleA influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078377pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem