Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStumpf, Ida Regina Chittopt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Raquel da Rocha Schimittpt_BR
dc.date.accessioned2010-02-06T04:14:31Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18496pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca FAMED/HCPA. Com base em uma revisão teórica sobre bibliotecas médicas universitárias, gestão de bibliotecas universitárias e estudo de usuários, foi realizada uma pesquisa com alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cuja metodologia baseou-se numa análise quantitativa, constituída por uma amostra de 98 pesquisados. Para isso, foi aplicado um questionário, no sentido de conhecer a visão que os alunos possuem em relação aos serviços da Biblioteca enquanto usuários dessa. Constatou-se que, de modo geral, os usuários estão satisfeitos com os serviços. Entretanto, sugerem melhorias, especialmente no que se refere ao serviço de empréstimo e ao Informativo da Biblioteca. Este estudo foi importante, uma vez que, além de constituir-se em um canal de comunicação entre os usuários e a Biblioteca, servirá também como instrumento de apoio à gestão, já que, por meio desse feedback, a instituição poderá avaliar melhor as atividades que desenvolve e, consequentemente, propor novos serviços e/ou otimizar os já existentes.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the satisfaction level of users in respect to the services provided by FAMED/HCPA Library. The work was based on a theoretical review on university medical libraries, university library management, and user studies. A research was conducted among medical students from the Faculty of Medicine of the Federal University of Rio Grande do Sul. The methodology focused on quantitative analysis composed of a sample of 98 students. A questionnaire was applied to asses the students’ view on the services provided by the Library. The results showed that, in general, the users are satisfied with the services. However, there were some improvement suggestions, especially regarding the loan service and the Library’s Newsletter. This study was important because it serves as a communication channel between users and the Library. It is also a useful tool to support management, since, based on this feedback, the institution will be able to evaluate its activities and, consequently, develop new services and/or optimize the services already available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUser studiesen
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectMedical librariesen
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectUser satisfactionen
dc.titleEstudo de Usuários da Biblioteca FAMED/HCPA, UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000730181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitáriaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples