Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorMaria, Caetano Lopespt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184957pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na adoção de ferramentas de Business Intelligence em empresas, com o propósito de analisar o suporte da alta gerência, a participação dos usuários na implementação, o treinamento destes usuários e o apoio que irão receber após a finalização do processo de adoção. Além disso, os benefícios e os desafios de uma implementação de ferramentas de BI também serão abordados. Possibilitando o atingimento dos objetivos, a revisão teórica trouxe elementos importantes para auxiliar este processo, como a geração de conhecimento através da informação e a gerência de dados. Também é explicado com mais clareza o que é Business Intelligence, trazendo sua arquitetura e também as principais ferramentas, e por fim, a teoria sobre a adoção de sistemas de informações. A pesquisa realizada foi descritiva, utilizando a abordagem qualitativa, onde foram feitas quatro entrevistas, uma com um gestor de uma empresa que está em processo de pré-adoção de uma ferramenta de BI, uma com um gestor de uma organização que está adotando, outra com um gestor de uma empresa que já está na etapa de pós-adoção e com um especialista pertencente a uma consultoria de BI. Os resultados das entrevistas foram comparados com a literatura e foi comprovado que os fatores apresentados nos objetivos influenciam diretamente na adoção de ferramentas de BI, com destaque ao suporte da alta gerência.pt
dc.description.abstractThe present study aims to objective identify the factors that influence the adoption of the Business Intelligence tools in companies, with the purpose of analyzing the top management support, the participation of the users in the implementation, the training of users and the support that are provided after finalization of the adoption process. In addition, the benefits and challenges of deploying BI tools will also be addressed. Enabling the achievement of the goals, the theoretical review brought important elements to assist this process, as the generation of knowledge through information and data management. It is also explained more clearly what is Business Intelligence, bringing your architecture and also the main tools, and finally, the theory about the adoption of information systems. The research was descriptive, using a qualitative approach, where four interviews were carried out, one with manager of a company that is in the process of pre-implementing a BI tool, one with an organization manager being adopted, another with a manager of a company that is already in the post-admission phase and with a specialist belonging to a BI consultancy. The results were compared with a literature and it was proven that the indicators are the objectives influenced in the application of BI tools, with emphasis on the support of top managementen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectBusiness Intelligenceen
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.subjectDataen
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectInformation system adoptionen
dc.titleAdoção de ferramentas de business intelligence: uma análise a luz dos estágios de adoçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples