A especificidade da enunciação escrita em textos acadêmicos
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Data
2012Tipo
Outro título
The particularities of written enunciation in academic writing
Resumo
O artigo tem por objetivo o estudo de algumas características que conferem à enunciação escrita um estatuto particular em meio aos fenômenos enunciativos. Tal empreitada é realizada por meio da análise de textos produzidos por alunos de nível de pós-graduação, os quais são analisados tendo por base a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Os textos escolhidos para análise foram resumos informativos, por se tratar de um gênero comumente produzido no meio acadêmico, e são observadas, em tais p ...
O artigo tem por objetivo o estudo de algumas características que conferem à enunciação escrita um estatuto particular em meio aos fenômenos enunciativos. Tal empreitada é realizada por meio da análise de textos produzidos por alunos de nível de pós-graduação, os quais são analisados tendo por base a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Os textos escolhidos para análise foram resumos informativos, por se tratar de um gênero comumente produzido no meio acadêmico, e são observadas, em tais produções, marcas que denotam a incorporação da fala do outro, característica comum da escrita acadêmica. O estudo aqui desenvolvido, além de produzir reflexão para o campo enunciativo, pela contemplação da enunciação escrita, também põe em relevo as contribuições que análises de cunho enunciativo podem proporcionar ao ensino de leitura e produção textual. ...
Abstract
This article’s objective is to study some of the characteristics that give written enunciation a specific status among enunciative phenomena. Such objective is carried out through the analyses of texts produced by graduate students, which are analyzed based on Emile Benveniste’s enunciative theory. The texts selected to be investigated are informative summaries due to the fact it is a textual genre commonly produced in academic context. In these texts, it is observed marks that denote the incor ...
This article’s objective is to study some of the characteristics that give written enunciation a specific status among enunciative phenomena. Such objective is carried out through the analyses of texts produced by graduate students, which are analyzed based on Emile Benveniste’s enunciative theory. The texts selected to be investigated are informative summaries due to the fact it is a textual genre commonly produced in academic context. In these texts, it is observed marks that denote the incorporation of someone else’s discourse, a common characteristic of academic writing. The study developed here, besides offering new reflections to the enunciative field through the consideration of written enunciation also highlights the contributions an enunciative analysis may generate to the teaching of reading and writing. ...
Contido em
Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 235-252
Origem
Nacional
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