Desenvolvimento de modelo de avaliação, qualificação e melhoria contínua de empresas prestadoras de serviços ambientais pararesíduos industriais
Fecha
2018Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A Política Nacional de Resíduos sólidos exige de uma Empresa Produtora de Resíduos (EPR) o estabelecimento de uma relação de responsabilidade compartilhada com os seus Prestadores de Serviços Ambientais (PSAs) seja para a destinação ambientalmente adequada como para o estabelecimento de mecanismos de logística reversa de resíduos e produtos com ciclo de vida finalizado. Estas duas exigências fortalecem recomendações existentes em diferentes Sistemas de Gestão certificados, como por exemplo, NBR ...
A Política Nacional de Resíduos sólidos exige de uma Empresa Produtora de Resíduos (EPR) o estabelecimento de uma relação de responsabilidade compartilhada com os seus Prestadores de Serviços Ambientais (PSAs) seja para a destinação ambientalmente adequada como para o estabelecimento de mecanismos de logística reversa de resíduos e produtos com ciclo de vida finalizado. Estas duas exigências fortalecem recomendações existentes em diferentes Sistemas de Gestão certificados, como por exemplo, NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, dentre outros, para a avaliação de fornecedores. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de um modelo de avaliação da gestão de PSAs para resíduos industriais. Esse desenvolvimento teve origem a partir da demanda de um conjunto de empresas de um segmento industrial no Rio Grande do Sul. O modelo desenvolvido é composto por quatro macrofases, as quais são divididas em 12 passos e 31 atividades. Na primeira macrofase, construção da matriz de desempenho, foram identificadas qualidades demandadas e indicadores relevantes para a avaliação de fornecedores. Foi aplicada uma ferramenta multicritério, Desdobramento da Função Qualidade (QFD) para o tratamento das demandas e indicadores das nove áreas de gerenciamento de um PSA, quais sejam: aspectos legais; qualidade; resíduos; aguas, efluentes, emissões e ruídos; saúde e segurança; riscos; tecnologia; rotinas empresariais e, inovação e tecnologia. Na segunda macrofase, avaliação global dos PSAs, foi construído o instrumento para avaliação, bem como um manual que reune todos os procedimentos para a condução da avaliação, o qual também é empregado como instrumento de apoio para as atividades de capacitação de avaliadores. Na macrofase trêsforam estabelecidos e aplicados dois critérios mínimos para a avaliação dos resultados de desempenho dos indicadores gerenciais dos PSAs. As informações geradas são sistematizadas em relatórios padronizados para EPRs e PSAs. Na quarta e última macrofase com base em um ranqueamento do desempenho dos indicadores foi possível identificar os pontos críticos para o desenvolvimento dos PSAs avaliados. Enquanto resultados, o modelo permite: (i) a identificação de PSAs considerados estratégicos; (ii) a avaliação individual do desempenho de cada PSA; (iii) a avaliação comparativa de desempenho entre PSAs, que oferecem um mesmo serviço ambiental; (iv) a identificação de indicadores de baixo desempenho dos PSAs; e (v) a elaboração de um plano de ação para melhoria contínua desses PSAs. As conclusões são apresentadas em dois contextos, o primeiro apresenta as mesmas relacionadas ao desenvolvimento do modelo considerando sua aplicação para empresas de um mesmo setor em uma mesma localização geográfica. O segundo contexto apresenta as conclusões relacionadas a aplicação deste modelo, onde foi possível constatar que o modelo auxiliou no processo de organização /atuação em conjunto do setor metal mecânico clarificando as necessidades de melhorias demandadas por um grupo e não somente por uma EPR, junto aos seus PSAs. ...
Abstract
The National Solid Waste Policy requires from the Waste Generator Companies (WGCs) to establish a shared responsibility relationship with its Environmental Service Providers (ESPs) either for the environmental appropriate destination or for the establishment of waste and end-of-life products reverse logistic mechanisms.These two requirements strengthen recommendations in different certified Management Systems, such as NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, among others, to supplier evaluatio ...
The National Solid Waste Policy requires from the Waste Generator Companies (WGCs) to establish a shared responsibility relationship with its Environmental Service Providers (ESPs) either for the environmental appropriate destination or for the establishment of waste and end-of-life products reverse logistic mechanisms.These two requirements strengthen recommendations in different certified Management Systems, such as NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, among others, to supplier evaluation.This work aimed the development of an evaluation model for the industrial waste management PSAs. This development was originated from an industrial segment group demand in Rio Grande do Sul. The model developed is composed by four macrophases, which are divided into 12 steps and 31 activities. In the first macrophase, which was the construction of the performance matrix, qualities demanded and relevant indicators for the evaluation of suppliers were identified. A multi-criteria tool, Quality Function Deployment (QFD), was applied to deal with the demands and indicators of the nine management areas of a ESP, namely: legal aspects; quality; solid waste; water, effluents, emissions and noise; health and safety; risks; technology; business routines; and innovation and technology. In the second macrophase, named the ESPs global assessment, the evaluation instrument was constructed, as well as a manual that combines all the procedures for conducting the evaluation, which is also used as a support tool for the training activities of evaluators.In macrophase three were established and applied two minimum criteria for the performance results evaluation of the ESPs management indicators. The information generated is systematized in standard reports for WGCs and ESPs. In the fourth and last macrophase, based on indicators performance ranking, was possible to identify the critical points for the ESPs evaluated development. As results, the model allows: (i) the strategic ESPs identification; (ii) the individual ESP performance evaluation; (iii) comparative performance evaluation among ESPs, which offer the same environmental service; (iv) the identification of ESPs weakness performance indicators; and (v) the action plan construction for ESPs continuous improvement. The conclusions are presented in two contexts. The first presents the conclusions related to the model development considering its application to companies with the same sector in the same location. The second context presents the conclusions related to the application of this model, where it was possible to verify that the model assisted in the process of organization / performance in the metal mechanic sector, enlightening what are the demanded improvements by a group and not only by a WGC along with their ESPs. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Colecciones
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