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dc.contributor.advisorTedesco, Elaine Athayde Alvespt_BR
dc.contributor.authorFranz, João Paulo Vicentinipt_BR
dc.date.accessioned2018-11-21T02:42:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184850pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa "Interface: a projeção como membrana semipermeável" aborda um processo de criação artística que teve origem no início do ano de 2011. Os trabalhos, pensados inicialmente como vídeos, pelos quais foi experimentado romper com a estrutura narrativa do cinema tradicional, foram modificando-se no decorrer da pesquisa, desse modo, abrangendo o olhar sobre a instalação que continha o vídeo e a projeção. Passou-se, então, a explorar diferentes situações de apresentação espacial nas instalações propostas, muitas vezes, utilizando recursos computacionais de modelagem projetiva como suavização das áreas de projeção, delimitação da abrangência projetiva e inserção de múltiplos vídeos, bem como experimentou-se com interferências nas projeções. Para refletir sobre os trabalhos desenvolvidos, partiu-se de alguns artistas e autores que discutem o espaço de exposição e como o observador relaciona-se com ele, como Thommas Zummer, Andre Parente, Malcom Le Grice e Philippe Dubois. Mediante os conceitos de projeção, interface e membrana – abordados sob diferentes perspectivas do conhecimento – considerou-se o espaço de instalação em uma relação multidirecional entre o observador e o espaço de exposição.pt
dc.description.abstractThe research, "Interface: projection as semipermeable membrane", approaches a process of artistic creation that originated in the beginning of 2011. The works, initially thought as videos, by which it was tried to break with the narrative structure of traditional cinema, were modified in the course of the research, thus covering the view on the installation that contained the video and the projection. Then proceeded to explore different spatial presentation situations in the proposed installations, often using computational resources of projective modeling such as smoothing projection areas, delimiting the projective range and inserting multiple videos, as well as experimenting with interferences projections. In order to reflect on the work developed, it was used some artists and authors who discuss the exhibition space and how the observer relates to him, such as Thommas Zummer, Andre Parente, Malcolm Le Grice and Philippe Dubois. Through the concepts of projection, interface and membrane - approached from different perspectives of knowledge - the installation space was considered in a multidirectional relation between the observer and the exhibition space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntinarrativeen
dc.subjectProjeçãopt_BR
dc.subjectInterfaceen
dc.subjectVídeoinstalaçãopt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectMembraneen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectVideo Installationen
dc.subjectProjectionen
dc.titleInterface : a projeção como membrana semipermeávelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001080824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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