Show simple item record

dc.contributor.authorFortuna, Tânia Ramospt_BR
dc.date.accessioned2018-11-17T03:12:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184777pt_BR
dc.description.abstractO fato de que atualmente a maioria dos indivíduos entra em contato com o mundo pela tela do computador ou da televisão determina formas de cognição diversas daquelas que por várias décadas influenciaram nosso modo de pensar, o que incide, obviamente, sobre o comportamento infantojuvenil. Uma breve revisão de algumas abordagens teóricas que identificam nas novas mídias prejuízos e riscos ao desenvolvimento infantojuvenil é apresentada, e, em seguida, analisa-se o que alguns pesquisadores contemporâneos dizem acerca dos benefícios e das vantagens da era digital para o comportamento humano, especialmente o das crianças. Muitas das preocupações que cercam a discussão sobre o comportamento lúdico na contemporaneidade não são novas, não obstante a recente presença da tecnologia digital na sociedade. Conclui com uma reflexão sobre o papel do adulto diante das crianças e dos jovens em relação à cultura lúdica na era digital.pt_BR
dc.description.abstractThe fact that recently most individuals connect with the world through the screen of a computer or television establishes different types of cognition from those that over many decades influenced our thinking pattern, which obviously affects youth behavior. It is presented a brief review of some theoretical approaches that understand the novel media as a source of risks and liabilities to youth development, and, subsequently, there is an analysis on the findings of some contemporary researchers on the benefits and advantages of the digital era for human behavior, especially that of children. Many of the concerns about the discussion on contemporary playing behavior are not new, notwithstanding the recent emergence of digital technology in society. It concludes with some thoughts on the role played by the adult vis-à-vis the youth with regard to the playing culture in the digital era.en
dc.description.abstractEl hecho de que actualmente la mayoría de los individuos entra en contacto con el mundo por la pantalla de la computadora o de la televisión determina formas de cognición diversas de aquellas que por varias décadas influenciaron nuestro modo de pensar, lo que incide, obviamente, sobre el comportamiento infantojuvenil. Una breve revisión de algunos enfoques teóricos que identifican en los nuevos medios perjuicios y riesgos al desarrollo infantojuvenil es presentada y, a continuación, se analiza lo que algunos investigadores contemporáneos dicen acerca de los beneficios y de las ventajas de la era digital para el comportamiento humano, especialmente el de los niños. Muchas de las preocupaciones que rodean la discusión sobre el comportamiento lúdico en la contemporaneidad no son nuevas, a pesar de la reciente presencia de la tecnología digital en la sociedad. Concluye con una reflexión sobre el papel del adulto ante los niños y los jóvenes en relación a la cultura lúdica en la era digital.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Porto Alegre. Vol. 31, n. 102 (maio/ago. 2018), p. 165-175pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento infantilpt_BR
dc.subjectPlaying cultureen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectDigital eraen
dc.subjectElectronic mediaen
dc.subjectYouth behavioren
dc.subjectCultura lúdicaes
dc.subjectJugares
dc.subjectEra digitales
dc.subjectMedios electrónicoses
dc.subjectComportamiento infantojuveniles
dc.titleCultura lúdica na era digital : alguns efeitos no comportamento infantojuvenilpt_BR
dc.title.alternativePlaying culture in the digital era: some impacts on youth behavioren
dc.title.alternativeCultura lúdica en la era digital: algunos efectos en el comportamiento infantojuveniles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record